Escolas Judiciais do Acre e de Rondônia avançam na implantação de moderno sistema EmeronWeb

Novo sistema vai oferecer serviços de inscrição, frequência, certificação e emissão de relatórios.

Avançar para oferecer serviços com maior qualidade, rapidez e eficiência. Com essa visão, a equipe da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) tem trabalhado para implantação de um novo sistema de gerenciamento administrativo e pedagógico. A iniciativa é possível graças a uma parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) – Termo de Cessão de Uso nº 56/2022 -, firmado entre os tribunais de Justiça dos dois estados, por meio dos seus respectivos órgãos de ensino.

“A ideia é construirmos um espaço mais cada vez mais moderno, até mesmo para alcançar magistradas(os) e servidoras(os) que estejam fisicamente distantes no interior do Estado. Não vamos deixar de contemplar o público externo, como a comunidade jurídica, operadores do Direito, porém a prioridade é o nosso público interno. O uso da tecnologia concorre para essa nova fase porque vai otimizar todos os nossos serviços”, explicou o desembargador Elcio Mendes, diretor da Esjud.

Durante esta e a próxima semana, servidores da escola rondoniense estarão em Rio Branco para implantação da Sistema EmeronWeb. A primeira etapa é desenvolvida pelos profissionais José Miguel, Aurélio Zenor e Riberval Saraiva; outros técnicos virão para implementar a etapa operacional.

“Trabalhamos conjuntamente com os servidores locais, já que a ferramenta é adaptável, de acordo com as demandas. Agora, estamos na primeira fase do processo de implantação, o foco principal é a gestão integrada das atividades”, evidenciou José Miguel, diretor administrativo da Emeron.

De acordo com o gerente de Administração do Ensino da Esjud, Thaumaturgo Neto, a iniciativa “vai agregar inovação, segurança e facilitar o trabalho das gerências, com um melhor controle dos fluxos e das informações, evitando possíveis ruídos e falhas”.

O que é o EmeronWeb
Desenvolvido e mantido pela Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Emeron, órgão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), o EmeronWeb é uma ferramenta voltada à gestão de informações de escola judicial. Nesse sentido, contempla em seus fluxos o trato de dados referentes aos cursos, desde o planejamento orçamentário até a completa execução das atividades de formação. Em sua dinâmica possibilita a devida inserção dos valores pertinentes, como os dados de professores, alunas(os), despesas e outros.

“Tive a oportunidade de fazer uma visita institucional à sede da Emeron onde, dentre outras coisas, conheci o sistema de gestão da escola judicial (o EmeronWeb). Essa ferramenta é utilizada com sucesso pelas escolas do TJRO, TJAM e TJRR. De imediato, percebi que o compartilhamento de tecnologia poderia potencializar nossas ações, fortalecendo os trabalhos com as escolas do Norte do país”, relatou Breno Cavalcante, gerente de Avaliação da Esjud.

Funcionalidades
O sistema dispõe de serviços de inscrição, frequência, certificação e a emissão de relatórios, como o das atividades executadas pela instituição, pelos professores, pelos alunos e também de despesas, permitindo o monitoramento da execução orçamentária. Também estão disponíveis a emissão e a validação dos certificados de participação nos cursos, de forma totalmente online, aberto ao público externo.

Mais modernidade
O sistema conta ainda com autosserviços inteligentes, os quais permitem a interação da(do) participante e, deste modo, favorece a construção e manutenção de sua base de dados, otimizando de forma constante e automática os fluxos de trabalho futuros, a partir do reaproveitamento de informações.

Ana Paula Batalha da Silva | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.