Escola do Poder Judiciário oferta curso de preparação para pretendentes à adoção

Trata-se de uma exigência à todas e todos interessados em se habilitar para adoção de crianças e adolescentes

Na próxima semana, 25 pretendentes à adoção irão participar do curso de preparação, realizado pela Escola do Poder Judiciário (Esjud). A primeira edição desta atividade educativa em 2023 ocorrerá na modalidade de ensino à distância, com encontros via Google Meet e carga horária de 30 horas.

A atividade tem o intuito de promover o entendimento sobre o processo jurídico da adoção, o contexto das crianças e adolescentes à espera de uma família e outras compreensões sobre educação. O último, sendo percebido enquanto um direito, um dever e uma trajetória, assim percebendo as necessidades da criança adotada.

A Lei n° 12.010/09 recomenda a preparação psicossocial e jurídica dos postulantes à adoção. Para tanto, as tutoras que vão conduzir a formação serão servidoras que integram o Núcleo de Apoio Técnico às Varas da Infância e Juventude de Rio Branco, sendo: a pedagoga Alessandra Pinheiro, a assistente social Elza Abreu e a psicóloga Jaqueline Ramos.

 

#Adotaréamor

Se você também tem interesse em adotar, procure a Vara da Infância e Juventude da sua cidade. Em Rio Branco, ela está situada na Cidade da Justiça, no Fórum dos Juizados Especiais. O telefone para contato é (68) 99234-6275 (nesse número também é possível falar via WhatsApp) ou o e-mail: rbjuv02@tjac.jus.br

Em 2022, foram realizadas 37 adoções no Acre.

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.