Estudantes de Rio Branco são mobilizados pelas atividades da 22ª Semana Justiça pela Paz em Casa

A ação interdisciplinar envolverá cinco escolas e cerca de 700 alunos visando dar visibilidade a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam na atualidade

A Rede de Proteção à Mulher construiu uma agenda conjunta para que as instituições públicas realizassem palestras durante a programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Doméstica”. A primeira atividade educativa aconteceu nesta terça-feira, dia 22, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Sebastião Pedrosa.

Situada no bairro Comara, no Segundo Distrito de Rio Branco, a diretora Sandi Guedes recepcionou as equipes do Tribunal de Justiça do Acre, Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar e da Secretaria de Estado de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres. “É de suma importância essa parceria para escola e para a sociedade, pois nossos meninos ficam informados daquilo que precisam conhecer no dia-a-dia”, disse.

O auditório da unidade escolar ficou completo e os 140 alunos presentes se mostraram acima da média, pois logo na primeira interação souberam responder quais são as cinco formas de violência doméstica, segundo a Lei Maria da Penha: violência física, sexual, patrimonial, moral e psicológica.

A palestrante foi a chefe do Departamento de Políticas para as Mulheres do Acre, Isabella Fernandes. Mesmo sendo advogada, ela conversou com os estudantes sem “juridiquês” e compartilhou parte de sua experiência pessoal e profissional. Contou sobre um caso recente de feminicídio, ocorrido na capital acreana, em que a vítima foi uma jovem de 14 anos de idade “o namorado achava que era dono dela, se não seria dele, não seria de mais ninguém, por isso a matou”, afirmou.

Nesse sentido é evidente a necessidade das campanhas contra a violência doméstica, justamente por esse tipo de crime ser uma realidade no país. “Infelizmente o Acre figura entre os estados brasileiros com o maior índice de feminicídio. Nós trabalhamos a política voltada para a mulher, no entanto, percebemos que o trabalho com a juventude e a infância são frentes importantes contra a violência doméstica. Essas conversas com os estudantes é uma forma de mudar essa situação, uma estratégia que tem surtido efeito para que ocorra, como diz a campanha – a paz em casa”, enfatizou Isabella.

Nesta semana, em que está marcado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, 25 de novembro, haverá ainda palestras nas escolas: Henrique Lima, Boa União, Raimunda Pará e Armando Nogueira. A desembargadora Eva Evangelista assinalou que a ação integra a 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, sendo realizada pela Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência (Comsiv) e Vara de Proteção à Mulher.

 

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.