Aberta Semana do Judiciário no Juruá

Sede administrativa do Poder Judiciário é transferida para a cidade de Cruzeiro do Sul. Ações administrativas e sessões do 2º grau ocorrerão direto do município

Pela primeira vez na história do Poder Judiciário do Acre, a sede administrativa da Justiça acreana é transferida para o município de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado. De 29 de novembro a 1º de dezembro, as ações administrativas, bem como as sessões do 2º grau serão realizadas direto da terra dos Nauas.

Uma semana diferente e repleta de atividades marcam esse feito. Nesta terça-feira, 29, a abertura da Semana do Judiciário no Juruá foi realizada direto da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul em formato híbrido, sob o comando da presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro.

A presidente conduziu a abertura presencial ao lado do corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio Mendes, a decana da Corte, desembargadora Eva Evangelista, junto ao desembargador Francisco Djalma, que preside a 2ª Câmara Cível.

A abertura contou também com a participação da procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Rita de Cássia, da diretora do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, a juíza de Direito Evelin Bueno, os magistrados, Marlon Machado, Caroline Bragança e Ivete Tabalipa, bem como membros da OAB, servidoras e servidores do judiciário. Por videoconferência, participaram da sessão os desembargadores Regina Ferrari, Laudivon Nogueira, Junior Alberto e Luis Camolez. Os demais tiveram suas ausências justificadas.

 

A presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, ressaltou sobre a importância da programação nestes que simbolizam os últimos meses de sua gestão.

“Efetivamente hoje é a primeira vez que a sede administrativa se desloca para o Juruá, a Comarca de Cruzeiro do Sul. É um contentamento total da Administração, da qual eu faço parte junto com o desembargador Roberto Barros e o desembargador Elcio Mendes. Aqui estarão concentrados todos os trabalhos da Administração efetivamente. É o contato direto com as pessoas. Iniciamos a programação das câmaras, começando com a 2ª Câmara Cível, que foi, inclusive, instalada em dezembro de 2012, ou seja, tem quase 10 anos e é a primeira vez também que está aqui fisicamente instalada na Comarca de Cruzeiro do Sul”, ressaltou.

A presidente falou também que as pessoas poderão assistir o julgamento dos processos que normalmente são feitos na capital, no Tribunal de Justiça, agora na Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul.

 

“Amanhã teremos o Pleno Administrativo, o Pleno Jurisdicional também, onde todo o plenário se fará presente, ou seja, os 11 julgadores do Poder Judiciário acreano estarão aqui, para julgar desde Mandados de Segurança a Ações Diretas de Inconstitucionalidade. E isso tudo com a participação das pessoas que quiserem estar presentes, estudantes, convidados. É uma satisfação enorme. Não só porque é a primeira vez, mas porque nós estaremos mais próximos daqueles que buscaram a Justiça acreana”, finalizou.

Logo após a abertura, foi iniciada a sessão da 2ª Câmara Cível, presidida pelo desembargador Francisco Djalma, junto aos membros, a desembargadora Regina Ferrari e o desembargador Junior Alberto, tendo quórum ampliado com a participação dos desembargadores Eva Evangelista, Luis Camolez e Laudivon Nogueira.

Na quarta-feira, 30, será realizada a sessão do Pleno Jurisdicional. Também será dada a ordem de serviço para início da instalação da usina solar da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul, e mias uma edição do Casamento Coletivo, que é uma ação do Projeto Cidadão.

 

Andrea Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.