Em seminário, presidente do TJAC reforça a importância das instituições e da democracia

Representando o Judiciário acreano, desembargadora Waldirene Cordeiro participa do II Seminário de Integração da Defesa, Segurança e Desenvolvimento Econômico e Social do Acre, realizado na manhã de hoje, no Sebra/Acre

A importância da democracia e do papel das instituições no fortalecimento da soberania nacional, foi a mensagem deixada pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório do Sebrae, na solenidade de abertura do  II Seminário de Integração da Defesa, Segurança e Desenvolvimento Econômico e Social do Acre, realizado pela delegacia regional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg/AC).

Segundo o diretor técnico do Sebrae/Acre e representante da Adesg/AC, Lauro Santos, o seminário tem o objetivo de tratar de assuntos relevantes aos temas de integração da defesa, segurança, e o desenvolvimento econômico e social do estado. Ele também ressaltou a importância da participação das instituições neste diálogo. 

A presidente do TJAC agradeceu o convite para que o Judiciário acreano estivesse efetivamente participando do evento, não só na solenidade de abertura, mas em um dos painéis, apresentando as ações da Justiça do Acre. 

Segundo Waldirene Cordeiro, a soberania brasileira é um dos maiores valores do país e a atuação das instituições é de extrema importância. “O maior bem da soberania brasileira foi a conquista à democracia, essa que já nos custou tão caro, diante de conflitos e lutas. Somos aspirantes nesse quesito, afinal, nossa constituição Federal de 1988 completou recentemente apenas 34 anos, mas é ela nossa principal expressão na garantia das lutas e conquistas. Com ela temos as noções de liberdade, igualdade e solidariedade, a proteção de todas e todos sob o manto de um Estado de bem-estar social, com os direitos garantidos, sejam eles à saúde, educação, cultura, segurança alimentar, oportunidades. É o que queremos é pelo que lutamos”, disse. 

A presidente do TJAC disse ainda que o Brasil tem um enorme desafio com a proteção da Amazônia, possibilitando o seu desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. “Debatermos aqui, o papel de cada instituição que no estado Acre exerce sua missão, é uma construção fundamental para avançarmos”, finalizou.

Foto: Diego Gurgel/Secom

Participaram também da solenidade o governador do Estado, Gladson Cameli, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Francisco Djalma, o diretor de ensino da ESG, contra-almirante Gilberto Lourenço; o conselheiro do TCE, Valmir Ribeiro; o capitão dos portos de Porto Velho, Marcelo de Souza Barbosa; o comandante do destacamento de controle aéreo de Rio Branco, Edson Barato; o representante da superintendência da Polícia Federal, Vinicius Mitsurasi; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal inspetor Getúlio Maia; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência, Eder Manfrim Nonato; entre outras autoridades.

Andréa Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.