TJAC está entre os mais transparentes, com 96,15% na pontuação do Ranking do CNJ

Mantendo seu lugar de destaque na classificação entre os tribunais estaduais e a marca de um excelente resultado de biênio na série histórica, atual Administração do Tribunal de Justiça do Acre celebra conquista

 

A superação de desafios e uma gestão aprimorada, eficiente e comprometida com a otimização de pessoas, custos e investimentos, possibilitou a atual Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) caminhar rumo a diversas conquistas. E como fruto desse trabalho, hoje ela celebra junto as magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores, o alcance de 96,15% na pontuação do Ranking da Transparência, divulgado nesta quinta-feira, 1º de setembro.

A pontuação garante ao Poder Judiciário acreano o 5º lugar entre os tribunais estaduais mais transparentes. Cinco Tribunais conquistaram o primeiro lugar com 100% na pontuação, outros dois Tribunais ficaram em 2º lugar, com 98,56%, enquanto o 3º colocado ficou com 98,08%, seguido do 4º colocado com 97,12%. O Acre ficou em 5º lugar, com 96,15%.

A desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro disse receber com muita alegria a notícia. Ela considera ser resultado da dedicação e zelo da Administração, que tem o desembargador Roberto Barros como vice-presidente, e o desembargador Elcio Mendes, corregedor-geral de Justiça e, igualmente das magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradores e colaboradoras da Justiça, que se empenham diariamente para oferecer um serviço de qualidade aos jurisdicionados.

Ao longo de sua fala, quando destacou o esforço de todos, a presidente enfatizou que a atual gestão deu prosseguimento ao trabalho iniciado nas administrações anteriores focando nas atualizações determinadas pelo Conselho Nacional da Justiça.

 

 

“O CNJ nos fiscaliza de forma contínua. Não apenas o TJ do Acre, mas todos os tribunais como forma de fazer valer a garantia da prestação jurisdicional. É ferramenta fundamental de uma democracia forte. O Ranking da Transparência, então, serve como estímulo para a Justiça Brasileira. Esperamos comemorar ainda mais em breve novos resultados”, disse.

O juiz-auxiliar da Presidência, Leandro Gross, que organizou a força tarefa com as equipes para que os itens exigidos pelo CNJ fossem cumpridos, salientou sobre a satisfação de dividir o resultado com a equipe.

Segundo ele, constantemente é feito uma varredura no site para verificar se há informações desatualizadas e o responsável pela página é acionado para atualizar os dados de forma imediata.

“Criamos uma comissão para trabalhar no site institucional e remodelamos o fluxo de atualização. É um trabalho contínuo. Destaco que a política de transparência, de governança e gestão de risco são ferramentas que contribuem para o bom desempenho da Instituição”, salientou.

De acordo com o magistrado, o TJAC nos últimos anos tem apresentado bons resultados quando se fala em transparência. “A transparência institucional é muito importante para a sociedade. Importante destacar que órgão já alcançou o primeiro lugar no indicador de transparência do Prêmio de Qualidade CNJ 2021 e, neste ano, vamos empreender todos os esforços para obter excelente resultado”.

 

Andréa Zílio e Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.