Setembro amarelo: palestra realizada na Esjud aborda o desenvolvimento de doenças psicossomáticas

Jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que estão no estágio a partir do programa Radioativo, participaram da atividade que possibilitou conhecerem os sinais e sintomas de problemas de saúde mental 

Alunas e alunos do programa Radioativo, servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) encheram o auditório da Escola do Poder Judiciário (Esjud) para assistirem a palestra “Tire o ‘s’ da crise”, realizada nesta sexta-feira, dia 23. A atividade integra a programação do “Setembro Amarelo”, realizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Gerência de Qualidade de Vida.

Os palestrantes foram o médico Fabrício Lemos e a psicóloga Josineia Costa, que atuam no Centro Médico do TJAC. A temática foi abordada de forma impactante pelos profissionais, que contextualizaram o panorama das doenças psicossomáticas, considerando ainda a somatização destas com a cultura, crenças limitantes, problemas econômicos e outras questões pessoais.

 

 

O conteúdo foi compreendido de forma especial pelos adolescentes, que estão inclusos no estágio a partir do programa Radioativo, justamente por estarem em situação de vulnerabilidade. Deste modo, o conhecimento dos sinais e sintomas de problemas na saúde mental alertam sobre o momento de pedir ajuda.

Também foi reforçada a mensagem que ansiedade, depressão e outros transtornos precisam de tratamento adequado. Mas, para outras situações menores, o nome da palestra indica uma forma otimista de enfrentar as dificuldades e superá-las: “tire o ‘s’ da crise e crie oportunidades”.

O desfecho foi sobre a importância de valorizar o bem-estar, batalhar pelos sonhos e buscar a felicidade.

Andrea Laiana Coelho Zilio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.