Projeto Arte de Ser leva atividades educacionais às instituições de acolhimento de Rio Branco

Projeto foi desenvolvido pela falta de opções de lazer e atividades educacionais dentro do ambiente das instituições de acolhimento de Rio Branco

O Projeto Arte de Ser, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Acre (CIJ/TJAC) tem contribuído com muitas atividades educacionais nas instituições de acolhimento de Rio Branco e, colaborado assim, na capacitação profissional dos jovens proporcionando uma dose de esperança de um futuro melhor a eles.

A realidade dos adolescentes que vivem em abrigos não é fácil. Passam por diversas crises emocionais por insegurança frente ao futuro principalmente quando estão próximos de completar a maioridade. Para amenizar esse cenário proporcionando esperança e assistência, a CIJ/TJAC em parceria com várias instituições, empresas e voluntários, promove aulas de violão, cursos de fuxico, de crochê, de garçom, de informática, palestras com psicóloga entre outras ações feitas em conjunto com a Fundação Garibaldi Brasil.

No primeiro semestre desse ano, por exemplo, diversos desses cursos foram realizados aos acolhidos da Casa Sol Nascente, Maria Tapajós e Educandário Santa Margarida, e outros serão desenvolvidos no segundo semestre.

O Projeto Arte de Ser foi desenvolvido pela falta de opções de lazer e atividades educacionais dentro do ambiente das instituições de acolhimento de Rio Branco. Foi criado tendo como premissa basilar o fato de que a concentração, disciplina e criatividade são alguns dos resultados obtidos quando o lado artístico nos infantes é instigado e desenvolvido. Por conseguinte, tanto o desenvolvimento escolar, quanto o convívio social são afetados de forma positiva. O projeto é uma forma de extensão da sala de aula, só que de forma mais social.

A titular da CIJ/TJAC, desembargadora Regina Ferrari, enfatiza que o projeto possui várias ações que proporcionam atividades de capacitação e que servem de terapia ocupacional.

“Os trabalhos manuais ajudam na compreensão e reflexão acerca de algumas questões sociais como a valorização pessoal, conseguir promover a autonomia, relacionamento interpessoal, ao passo que fomenta nos infantes a confiança em si próprios, realizando tarefas que os tornem reconhecidos pelos outros. O projeto mostra a importância da arte na educação das crianças e jovens; as possibilidades que ela proporciona na vida dos infantes, além de ser uma ferramenta para os aproximar da cultura nacional e local e ter fonte de renda por meio do artesanato”, enfatizou.

Para além das atividades artesanais, o projeto coloca em foco o tema da saúde mental dentro das casas de acolhimento, promovendo um canal de escuta especial para os adolescentes à medida que busca minimizar os danos psicológicos causados pelo tempo de abrigamento.

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.