Desembargadora-presidente prestigia certificação de adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social

Adolescentes do abrigo Draª Maria Tapajós receberam certificado pela participação no curso que possibilitará renda as participantes

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, prestigiou nesta terça-feira, 15, a certificação das adolescentes que finalizaram o curso intitulado Fuxico, desenvolvido no âmbito do Projeto Arte de Ser, da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAC, criado para atender adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social no abrigo Draª Maria Tapajós.

O curso foi ministrado através do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o tribunal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), em agosto do ano passado. A atividade, que contou com a participação de dez adolescentes, teve duração de dois meses com carga horária de 30horas.

As aulas, segundo a instrutora Marieta Buriti, funcionaram como terapia ocupacional não somente para desenvolver a concentração, mas também a possibilidade de empreender futuramente.

Em seu pronunciamento, a desembargadora-presidente agradeceu pela parceria dos órgãos envolvidos na atividade e destacou a importância do sonhar, mas a determinação para tentar realiza-lo. Na oportunidade, ela anunciou as tratativas para a realização de curso de auto maquiagem e parabenizou a desembargadora Regina Ferrari, pelas iniciativa.

“Hoje é um dia feliz. A assinatura do Termo de Cooperação com o IFAC nos mostra que o ideal é se envolver. Essa atividade foi uma oportunidade para essas adolescentes se qualificarem. Uma ação que possibilita renda. Nosso interesse é que todas essas participantes se transformem e tenham sucesso”, disse.

Com viés sustentável, a técnica artesanal do fuxico faz usos de restos de tecidos. A técnica nada mais é trouxinhas de pano costurado, podendo ter várias formas como delicadas florzinhas ou borboletas. Com vários modelos e técnicas de como fazer o fuxico, é possível fazer colchas, toalhas de mesa, itens decorativos para outros utensílios, almofadas, bijuterias, peças de roupa entre tantos outros.

A juíza de Direito Andrea Brito, que é auxiliar da Presidência e titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas de Rio Branco (VEPMA), e esteve no evento representando a desembargadora Regina Ferrari, que é coordenadora da CIJ-TJAC, pontuou que o Poder Judiciário do Acre vem trabalhando forte no combate a violência acreditando num combate de proteção social e não com prisão.

“Prisão não é a solução. Oportunidade é a solução. Acreditamos na ressocialização e temos trabalhado nessa questão. Temos sorte de termos uma presidente do TJ que entende essa forma humanizada e a coordenadora da Infância e Juventude que também tem olhos voltados de que a proteção social é fundamental”, ressaltou.

Ela acrescentou sobre a referência a Meta 9 do TJAC em atenção a agenda 2030 e ODS 05 (empoderamento de meninas e mulheres) e de acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas, em toda parte. Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) consiste em um programa de desenvolvimento para os países signatários, a partir de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), esmiuçados em metas e respectivos indicadores. Por sua vez, a Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada para os anos de 2020 e 2021, consiste em integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário. Dentre os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, destaca-se o ODS 5: igualdade de gênero — alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Estiveram no evento representantes do IFAC e da Prefeitura de Rio Branco.

 

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.