Poder Judiciário acreano retorna para a bandeira amarela em todas as comarcas

O distanciamento social ainda se constitui enquanto medida adequada para evitar a propagação das enfermidades decorrentes do coronavírus e influenza H3N2

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) tornaram pública a Portaria Conjunta n° 4/2022 determinando a imediata classificação do Nível de Risco para Atenção, ou seja, a bandeira amarela em todas as comarcas.

A partir das deliberações do Comitê de Retomada das Atividades Presenciais (Corap), foi considerada a necessidade de exigir medidas administrativas para conter a propagação do coronavírus, bem como a alta incidência de casos de gripe, causada pelo vírus da Influenza H3N2.

No Nível de Atenção, as atividades devem ser realizadas em regime presencial com quantitativo da força de trabalho em até 80%. As audiências seguem por meio de videoconferência e híbridas, sendo realizadas de modo presencial apenas quando inviável a realização por meio remoto.

As Centrais de Mandado terão as atividades presenciais reduzidas a 50% de seus servidores. Os gabinetes de desembargadores poderão realizar suas atividades presenciais com até 80% da força do trabalho, permitida a alternância de dias de comparecimento entre os integrantes da equipe.

Por fim, segue mantida a proibição de acesso à instituição por pessoas não vacinadas (estas apenas com apresentação de teste PCR realizado nas últimas 72 horas), proibição de acesso sem máscara facial, com temperatura corporal igual ou superior a 37,2° C e com problemas respiratórios ou com sintomas característicos de casos suspeitos de infecção pela Covid-19.

Vale destacar que na última terça-feira, dia 11, a Presidência e a Coger também tornaram pública a Portaria Conjunta n° 2/2022 permitindo a manutenção do regime de trabalho remoto para os servidores que integram o grupo de risco.

 

Acre sem Covid

De acordo com o último Boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), divulgado nesta quarta-feira, dia 12, foram registrados 185 novos casos de infecção por coronavírus e 80 casos estão em análise, aguardando os resultados por parte do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

O Portal da Transparência do Acre registrou que 1.529 doses de vacina foram aplicadas nesta semana e há um total de 432.866 pessoas imunizadas em todo o estado. Contudo, considerando que a população do Acre ultrapassa a montante de 900 mil pessoas, conforme a estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos da metade do contingente populacional está vacinado.

A prefeitura de Rio Branco está com a campanha ativa nas Uraps com aplicação de 1ª e 2ª dose e dose de reforço para pessoas a partir dos 12 anos de idade. Além disso, nesta quinta-feira, dia 13, há atendimento exclusivo para síndromes gripais na Urap Maria Barroso, situada no bairro Ayrton Senna.

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.