Inscrições abertas para a II Jornada da Leitura no Cárcere

O evento é uma oportunidade imprescindível para aprimorar e qualificar os profissionais que atuam em projetos de leitura no sistema carcerário.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), vem trabalhando em uma série de iniciativas para desenvolver políticas judiciárias.

No escopo do eixo de Cidadania do “Programa Fazendo Justiça”, uma das ações em curso é o apoio à Segunda Edição da Jornada da Leitura no Cárcere, iniciativa prevista no Termo de Cooperação Técnica com o Observatório do Livro e da Leitura que acontecerá gratuitamente e em formato 100% online, entre os dias 21, 22 e 23 de setembro de 2021, das 14h30 às 17h00 (horário de Brasília).

São objetivos da Jornada de Leitura:
• Identificar, refletir, dar visibilidade e disseminar as boas práticas sociais de leitura existentes no sistema carcerário brasileiro;
• Desenvolver e atualizar a formação de educadores e monitores que atuam no sistema prisional, além de formar pessoal e voluntários para apoiar a ampliação da rede de projetos de leitura na prisão.

O evento é uma oportunidade imprescindível para aprimorar e qualificar os profissionais que atuam em projetos de leitura no sistema carcerário, a partir das exposições e reflexões sobre práticas bem sucedidas e trocas de experiências, bem como para preparar mais pessoas para atuar com esse tema e, assim, expandir as ações que permitem a remição das penas por livros lidos, que é uma pauta importante para o CNJ.

A programação da Jornada da Leitura no Cárcere, além das reflexões sobre o tema, terá uma mostra de algumas das principais práticas de promoção da leitura no sistema prisional brasileiro. O evento contará com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do PNUD.

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Justiça convida para participar do referido evento, destacando especialmente a mesa de apresentação da “Nota Técnica Conjunta DEPEN e CNJ com orientações para efetiva implementação da Resolução CNJ n° 391/2021”, que estabeleceu procedimentos para a remição de pena pelas práticas sociais educativas, a qual o ocorrerá no dia 22/09/2021, das 14:30h às 15:10h.

As inscrições devem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/k6nfPFoo7NDSj2Py7

Comunicação DEPEN | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.