Corte da Justiça acreana recebe ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso

O ministro fez um tour no Centro de Memória do Poder Judiciário Acreano conhecendo um pouco sobre a instalação física da justiça estadual. 

A Corte da Justiça acreana recebeu, nesta quarta-feira, 28, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro, que está no Acre em agenda institucional para a entrega das novas instalações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), fez visita de cortesia ao Palácio da Justiça, primeira sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Acompanhado da presidente do TRE-AC, desembargadora Denise Bonfim e pelo corregedor eleitoral, desembargador Luís Camolez, no local, ele recebeu as boas-vindas da presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, que o apresentou aos demais membros da Corte e juízes presentes.

O ministro fez um tour no Centro de Memória do Poder Judiciário Acreano conhecendo um pouco sobre a instalação física da justiça estadual, objetos utilizados pelos membros na década de 60, além de conhecimento da história do Acre.

“É uma satisfação recebê-lo no Acre e ainda mais aqui, no Palácio da Justiça, onde tudo começou. Aqui foi abrigado o Fórum da Comarca de Rio Branco, compreendendo o Tribunal do Júri, cartórios judiciais, eleitorais e extrajudiciais, todos sob administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, então Capital Federal”, disse a desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro.

Empossado presidente do TSE em maio do ano passado, no auge da pandemia da COVID-19, o ministro Luís Roberto Barroso salientou que a visita ao Acre é, de fato, a primeira viagem institucional feita após assumir a presidência da corte eleitoral.

 

Em seu discurso, destacou as presidências do TRE-AC e do TJAC serem ocupadas por mulheres tornando-se uma conjunção harmoniosa com virtudes diferentes fazendo bem para o Brasil. Ele ainda disse acreditar no valor das ideias e que ver com amargura a defesa pela volta da ditadura. Para ele, ditaduras vêm com intolerância, violência contra os adversário e falta de liberdade.

“São pessoas que perderam a fé no futuro. Ditadura vem com violência, censura e tortura. Ditadura não faz bem ao país. Nós que vivemos a ditadura não temos dúvida disso. Não podemos permitir isso”, destacou.

Ele complementou ainda esperar que a justiça consiga fazer prevalecer os ideais democráticos diante das tentativas de enfraquecer a democracia. “E vou incorporar esse trecho do Hino Acreano nessa trajetória, sem recuar, sem cair, sem temer”, finalizou.

No encontro, todos os desembargadores expuseram a satisfação pela visita do ministro e o parabenizaram pelo cargo presidencial na corte eleitoral destacando a importância do diálogo institucional entre os atores que compõem o sistema de Justiça.

Representando a Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC), esteve o juiz de Direito Anastácio Menezes.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.