Poder Judiciário do Acre se reúne com Estado para somar esforços pela imunização contra COVID-19

Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público, Procuradoria-Geral e Estado dialogaram sobre a necessidade de ampliar a velocidade de vacinação

Na manhã desta segunda-feira, 8, primeiro dia de gestão como presidente do  Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a desembargadora Waldirene Cordeiro, acompanhada do coordenador do Comitê Local de Atenção à Saúde do TJAC, desembargador Luis Camolez, participou de reunião com o governador do Estado, Gladson Cameli e a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane, para juntos, articularem esforços com objetivo de aumentar a velocidade da vacinação contra COVID-19.

De acordo com governador, o Estado recebe ainda nesta segunda, outro lote de vacinas, com 6.400 mil unidades, para serem distribuídas proporcionalmente entre os municípios e imunizar mais 3.200 pessoas. Mas, a porcentagem de vacinação ainda está baixa, o que preocupa as autoridades. O Portal da Transparência do estado indicou que até dia 25 de janeiro foram recebidas 51.060 vacinas, tendo sido aplicadas 10.402 doses. Em Rio Branco, foram distribuídas 10.811 unidades do imunizante e dadas 3.377 doses.

Segundo dados do Portal de Informação Pacto Acre sem COVID, o Acre registra 50.546 infectados, estando classificado na bandeira vermelha, que é o nível de emergência, com taxa de ocupação de 87% em leitos Clínicos e 100% na Unidade de Terapia Intensiva (UTIs).

Por isso, a presidente do Judiciário, junto com Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), e o Governo do Estado, conversaram sobre ações e cooperações para ampliar as atividades de imunização no Acre. Participaram também do diálogo, a juíza auxiliar da presidência do TJAC, Andrea Brito e o procurador-geral do Estado, Paulo Setti.

A desembargadora-presidente, Waldirene Cordeiro, enfatizou que são urgentes às ações de interlocução para agilizar o processo da vacinação. “A vida não espera. Estamos aqui para nos colocar a disposição para juntos enfrentarmos essa situação de calamidade. O governador está fazendo todo o esforço para que a vacina chegue. Agora, o que nós queremos é que ela seja entregue à população, e que os municípios apresentem seus cronogramas com urgência, porque vidas não podem esperar”.

O governador do Estado agradeceu a parceria com o Judiciário em benefício do Acre. “O Judiciário foi, tem sido e tenho certeza que sempre será parceiro para enfrentarmos os problemas que atingem a população, fazendo o que precisa ser feito”, disse Gladson Cameli.

Além disso, a presidente do TJAC falou sobre união de forças com o Executivo e outras instituições, para amenizar os impactos que atingiu vários bairros da capital acreana neste fim de semana e auxiliar as pessoas desabrigadas.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.