Comitê “SOS Acre” alinha logística para recebimento e entrega das doações

Engajadores da campanha querem distribuição das doações de forma célere e ágil

Neste domingo, 21, representantes do Tribunal de Justiça do Acre e do Ministério Público Estadual promoveram reunião de alinhamento junto ao grupo de mobilização de apoio ao Acre, para tratar da logística de recebimento e entregas das doações aos atingidos pela enchente que castiga vários municípios acreanos.

A presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, juntamente com a procuradora-geral da Justiça, Kátia Rejane, e equipes de apoio das duas instituições, discutiram as formas de ação, transparência, transportes, armazenamento das doações para serem distribuídas de forma ágil e célere, além da adesão de outras instituições, como a Defesa Civil por exemplo, para a distribuição dos materiais e alimentos aos mais necessitados. As autoridades fizeram questão de frisar que a campanha não possui nenhuma associação política.

Da reunião , participaram pelo grupo de mobilização de apoio ao Acre, a influenciadora digital Gleici Damasceno e o jornalista Rene Silva, coordenador do Voz das Comunidades, que foram os responsáveis em propagar a campanha em nível nacional onde ganhou força, e nesse último final de semana, teve adesão de pessoas de vários lugares do Brasil.

Outros artistas fizeram coro na divulgação da campanha, entre eles, a escritora de novelas Glória Perez, DJ Alok, Luciano Huck, Preta Gil, Ana Moser, Telminha, entre outros.

O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, também esteve presente no encontro onde anunciou doação de um milhão de máscaras e disponibilização de pessoal de apoio na logística.

Campanha ‘SOS Acre’

O Acre encontra-se em situação de emergência devido ao agravamento da pandemia do coronavírus, surto de dengue, enchentes, além da crise migratória. Diante desse cenário, o MPAC criou a campanha ‘SOS Acre’ para ajudar as famílias atingidas. A iniciativa conta com a parceria do TJAC.

A campanha também ganhou outros apoiadores, são eles: Tribunal Regional do Trabalho da 14ª região (Rondônia e Acre), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra14), o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre (Sinsjustra), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).

Desafios

Com mais de 50 mil casos confirmados e perto de mil mortes, a pandemia do coronavírus tem levado ao colapso o sistema de saúde local, com falta de leitos e médicos para atender a grande demanda, o que fez as autoridades retomarem o estado de alerta máxima.

Soma-se a esse quadro a explosão no número de infectados por dengue, sobrecarregando ainda mais os serviços de saúde e seus profissionais.

As fortes e ininterruptas chuvas que castigam todo o estado neste período invernoso preocupam ainda mais. Com o transbordamento de rios e igarapés, algumas cidades já se encontram parcialmente submersas e milhares de famílias desabrigadas, a exemplo de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira.

Na fronteira com o Peru, a cidade de Assis Brasil vive uma crise humanitária envolvendo imigrantes retidos. Enfrentando dificuldades para abrigar essas pessoas, o município decretou estado de calamidade pública.

Doações

As doações para a campanha podem ser feitas em dinheiro por transferência ou depósito bancário (Ag.: 2359-0 / Conta Corrente: 14.300-6), ou (PIX: 63.589.899/0001-40).

Em Rio Branco e no interior, o MPAC está recebendo alimentos, água potável, roupas e material de limpeza. O TJAC, por sua vez, também possui dois pontos de coleta para doações na capital: na guarita do prédio-sede, situado na Via Verde, e outro no Fórum Barão do Rio Branco, no centro da cidade.

Fotos: Marcos Vicentti e Pedro Devani / Secom

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.