Equipe inicia processo de compostagem em horta medicinal

A partir da próxima semana, servidores já começarão a receber os chás provenientes da horta para substituir o café

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DIPES), por meio da equipe da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) iniciou, nesta sexta-feira, 29, o processo de compostagem na horta medicinal, situada anexa ao prédio-sede da instituição.

A finalidade da horta é manter as plantas medicinais, sem uso de agrotóxicos, e incentivar o público interno do Poder Judiciário Acreano a trocar o famoso cafezinho, por chá, e, junto a isso, cuidar da saúde quanto a questão de ansiedade. Todo o procedimento é acompanhado por uma nutricionista.

Com a compostagem iniciada, que é a prática da reciclagem de matéria orgânica (cascas e restos de frutas e verduras e plantas) para a formação de um fertilizante para o enriquecimento do solo, também foram plantadas novas mudas, redefinido espaço de cada uma, feita identificação com nome científico, entre outros pontos.

“Todo a compostagem será do Restaurante do Servidor. Vamos fazer podagem seguindo o calendário biodinâmico e vamos transformar esse espaço do TJ do AC como modelo para o Brasil”, disse o professor da Universidade Federal do Acre, Dayan Marques, que está em parceria com a GEVID na atividade.

Por ora, ficarão no espaço doze espécies de plantas que possuem efeitos expectorantes, anti-inflamatórias e ansiolíticas. Todas s são liberadas pelo SUS para utilização.  

O cultivo de plantas medicinais será uma ampliação da Horta Compartilhada, que, inclusive, proporcionou ao Poder Judiciário Acreano reconhecimento nacional, em concursos, por ação de sustentabilidade na instituição.

O gerente da GEVID, Leopoldo Pina, enfatiza que, futuramente, quando a pandemia recuar, será feito curso de plantas medicinais para os servidores.

“A partir da próxima semana os servidores já começarão a receber os chás provenientes da horta para substituir o café, a redução de açúcar e ansiedade”, finalizou.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.