Tribunal de Justiça do Acre está entre os finalistas de prêmio nacional por Área de Proteção Ambiental

Projeto “Bosque da Justiça”, na Área de Preservação Ambiental (APA) próxima ao TJAC, é o concorrente ao prêmio que valoriza práticas de preservação e sustentabilidade


O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) está entre os finalistas do 8° Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, conhecido como Prêmio A3P, do Ministério do Meio Ambiente. O projeto Bosque da Justiça, coordenado pelo Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap), é o concorrente ao prêmio nacional, que tem objetivo de reconhecer as práticas de gestão ambiental dos órgãos públicos.

No quarta-feira, 18, foi feita vistoria técnica no projeto que é uma Área de Preservação Ambiental (APA), com 71.136,7080 m², revitalizada e cuidada pela Justiça estadual. A coordenadora do Nusap, desembargadora Waldirene Cordeiro, junto com equipe do Núcleo da Diretoria Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC) e da Gerência de Comunicação (Gecom), mostraram o espaço e tiraram as dúvidas da comissão julgadora.

 

Por conta de restrições orçamentárias e também pelas medidas adotadas para conter a propagação do coronavírus, essa vistoria foi realizada por videoconferência. A necessidade dessa checagem foi para verificar se o projeto continua sendo executado.

Bosque Florido

O Projeto é gerido pelo Poder Judiciário do Acre e desenvolvido por meio de parcerias com outras instituições públicas, como 4° Batalhão de Infantaria e Selva (4° BIS) e os órgãos que estão no entorno da APA que também foram envolvidas nos cuidados de preservação do Bosque da Justiça.

A área é localizada do lado da sede do TJAC e foi cedida à Justiça Acreana, por meio do Decreto n°4.234, do dia 25 de fevereiro de 2016. A ideia principal do projeto é garantir a preservação do meio ambiente, harmonizando isso com a criação de trilhas de caminhada.

Prêmio A3P

O Prêmio é realizado bienalmente e reconhece o mérito de iniciativas dos órgãos e entidades do setor público que contribuem para sustentabilidade ambiental, além de estimular mais práticas de gestão ambiental.

Após a etapa das vistorias, a divulgação dos finalistas ocorrerá até 22 de abril e a premiação está agendada para o dia 27 de maio de 2020.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.