Tribunal de Justiça do Acre faz decoração natalina sustentável

Foram reutilizadas mais de trezentas garrafas que, readaptadas, formaram velas e caixas na entrada da sede.

Empenhado nas causas ambientais, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) apostou na decoração sustentável voltada para o período natalino. Garrafas pet foram reutilizadas e formaram um cenário especial e colorido na entrada do prédio-sede da instituição.

Idealizada pelo Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap), sob coordenação da desembargadora Waldirene Cordeiro, a atividade contou com a colaboração de servidores que promoveram um verdadeiro mutirão para arrecadar os descartáveis que pudessem ser reaproveitados para a elaboração das artes.

Foram reutilizadas cerca de seiscentas garrafas que, readaptadas, formaram três velas, representando votos de iluminação e transformação para este período de final de ano, e caixas de presentes simbolizando os desejos de bons sentimentos ao público interno e visitantes do Poder Judiciário Acreano.

A desembargadora Waldirene Cordeiro, responsável pelo NUSAP, diz ter sido um desafio desenvolver a atividade e que, acima de tudo, vai ao encontro das medidas já adotadas pelo TJAC nas questões de preservação ao meio ambiente como, por exemplo, a redução de papel, extinção do uso de copos descartáveis no prédio da Administração e redução nas outras unidades – com mobilização para a utilização das canecas-, entre outras ações.

A desembargadora contextualiza ainda que a decoração sustentável no TJAC também foi feita em anos anteriores com a criação de árvore natalina montada com pneus.

“Nossa finalidade é conscientizar o público em geral sobre a importância da prática do desenvolvimento sustentável. Demonstrar que, com o lixo que seria descartado, poluindo o meio ambiente, pudemos produzir lindos enfeites. A economia para toda essa decoração também foi outro fator importante”, contextualizou.

As decorações sustentáveis também foram sugeridas para as unidades de primeiro grau da jurisdição, que ainda podem arrecadar as garrafas pet até o dia 30 de novembro.

O Nusap, para maior integração, lançou também um concurso interno de decoração natalina sustentável entre os setores das unidades do Poder Judiciário Acreano na capital e unidades judiciais no interior. Os vencedores serão escolhidos na véspera do recesso floresce e ganharão uma cesta de café da manhã para confraternização.

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.