Proerd capacita mais uma turma de crianças e adolescentes em parceria com TJAC

Projeto conta com apoio do Poder Judiciário Acreano  em função das Penas Pecuniárias, e estimula crianças a ficarem longe das drogas.

Nesta sexta-feira, 29, dezenas de alunos da Escola Fundamental Frei André, na Cidade do Povo, concluíram a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Desenvolvido pela Polícia Militar desde 1999, a atividade conta com parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), por meio da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (VEPMA) – em função das Penas Pecuniárias.

Entre seus principais objetivos, o Proerd estimula fazer com que as crianças, sobretudo as dos 5º anos, permaneçam longe das drogas, combatam a violência e evitem a prática do bullying. Estas, inclusive, foram algumas orientações repassadas aos formandos pela desembargadora Regina Ferrari, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAC, que vem fortalecendo também esse tipo de atividades nas unidades escolares.

Em seu pronunciamento, a desembargadora-coordenadora usou a frase do autor brasileiro Monteiro Lobato, quando diz que “um país se faz com homens e livros”, para expressar o quanto a leitura é algo importante na formação do ser humano. Ela ainda comentou sobre a parceria entre o TJAC e a PM para a continuidade do Proerd e agradeceu ao núcleo administrador da escola, alunos, pais e policiais responsáveis pela à atividade.

Na ocasião, a desembargadora-coordenadora participou da entrega de medalhas aos alunos que mais se destacaram durante o curso de formação, nos requisitos de comportamento, boas notas e assiduidade nos estudos. No evento, os formandos leram redações, receberam medalhas e fizeram o juramento do Proerd.

Representando os pais dos formandos, Cleison Tavares enfatizou sobre a mudança do comportamento da filha logo após ela iniciar o Proerd e a visão de mundo, longe da criminalidade, que a adolescente passou a ter com o curso.

O coronel da PM Douglas Thomaz, parabenizou as crianças pela formatura e também aos seus pais por incentivares e apoiarem a participação dos seus filhos na atividade e a diretora da unidade escolar, Verônica Nogueira, falou o quanto é fundamental a atividade na escola, pois os frutos são colhidos não somente entre o meio escolar, mas dentro da família e na sociedade em geral.

O Proerd no Acre

O Proerd é desenvolvido em todo o Brasil com a missão de conscientizar os jovens sobre os malefícios e prejuízos causados pelo uso das drogas e pelo ingresso no mundo da criminalidade. Nas escolas ele funciona por meio de palestras, orientação e disciplina.

No Acre, o Proerd existe desde 1999 e já alcançou, até 2018, mais de 150 mil crianças e adolescentes. Atualmente, além da capital, o programa atua em outros municípios.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.