Jovens socioeducandos finalizam curso de informática com materiais doados pelo Poder Judiciário

Capacitação durou três meses e possibilitou qualificar os jovens para que tenham oportunidades de emprego.

Na quinta-feira, 22, seis jovens internos do Instituto Socioeducativo do Alto Acre (ISE), instalado em Brasiléia, finalizaram curso profissionalizante de informática com computadores doados pelo Poder Judiciário do Acre. O presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Francisco Djalma, apoiou a atividade.

Com 40 horas aulas, a capacitação durou três meses e qualificou os jovens, visando reduzir os índices de reincidência. Pois, com conhecimento técnico, os internos terão mais oportunidades no mercado de trabalho quando terminarem de cumprir as medidas socioeducativas.

Segundo o juiz de Direito Gustavo Sirena, que participou da entrega dos certificados de conclusão do curso, esse é uma chance de melhoria de vida para os internos e também diminui os índices de criminalidade. “São pessoas que erraram, estão pagando pelos erros. Mas, merecem oportunidades”, disse o magistrado.

Garantindo a reinserção social

O Juízo de Execução Penal da Comarca de Brasiléia desenvolve um trabalho de acompanhamento desses adolescentes e jovens, viabilizando formações e realizando diversas atividades para permitir a reinserção dos socioeducandos na sociedade.

Momentos de interação com a família, como café natalino, festa junina, cultivo de horta, também fazer parte das atividades. Além disso, o Juízo de Execução Penal fez parceira com Associação dos comerciantes de Brasiléia e Epitaciolândia para ofertar vagas de empregos aos jovens inseridos em regime aberto, desde que eles tenham boa conduta e recomendação técnica da equipe do ISE.

As atividades atendem as normas constitucionais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), assim como, colaboram com a conscientização dos familiares e da sociedade sobre seu papel na reintegração desses adolescentes e jovens.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.