Desembargadora Eva Evangelista apresenta ações inovadoras do TJAC em fórum na UFAC

Evento acontece anualmente em universidades dos EUA e foi trazido para o Acre.

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) integrou, nessa quinta-feira, 27, na Universidade Federal do Acre (UFAC), às atividades do Brazil Conference at Harvard & MIT. Com o tema ‘Visões Transformadoras Para o Brasil de Agora’, o evento apresentou diversos painéis debatidos por especialistas de várias áreas para criação de ideias sobre o futuro do país.

Um desses painéis teve a participação da desembargadora Eva Evangelista que apresentou o tema ‘Ações Inovadoras para Promoção da Justiça, Cidadania e Direitos Fundamentais’. Na ocasião, a decana da Corte Acreana fez explanação desde a fundação do Poder Judiciário Acreano, quando ainda se trabalhava com processos físicos até o tempo atual, onde todos já são virtualizados.

Ainda dentro do tema, a desembargadora apresentou as variadas ações sociais e de cidadania executadas pelo Tribunal de Justiça Acreano a exemplo do Projeto Cidadão, programa Justiça e Cidadania na Escola, programa Pai Presente, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), as atividades relacionadas às práticas ambientais entre outras.

Números de processos criminais nos últimos dez anos, a criação da Vara de Delitos de Organizações Criminosas, o projeto piloto do sistema de videoconferência destinado às pessoas recolhidas ao sistema prisional e aos processos de organização criminosa, além do programa Justiça Presente foram outros assuntos apresentados durante o evento.

No caso do Justiça Presente, cujo objetivo é mobilizar atores relevantes do poder público e da sociedade civil e pactuar atividades de implementação do programa, além de mapear fluxos e conhecer iniciativas já em andamento para o enfrentamento de crise do sistema penal, foi apresentado pela representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pâmela Vilela.

Conference

Todos os anos nas universidades de Harvard, em Cambridge nos EUA e no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) acontece o evento Brazil Conference at Harvard & MIT, realizado pela comunidade brasileira que vive em Boston e tem como objetivo promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil, tendo como missão estabelecer um debate para criação de ideias sobre o futuro do país, levando o maior número de brasileiros possível.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.