Presidente do Tribunal de Justiça prestigia formatura alusiva aos 103 anos de Polícia Militar do Estado do Acre

Ato, que foi conduzido pelo governador Gladson Cameli, aconteceu na última sexta-feira, 24, no Quartel do Comando-Geral da corporação.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (PMAC), desembargador Francisco Djalma, prestigiou a formatura alusiva aos 103 anos de fundação da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), conduzida pelo governador Gladson Cameli, que aconteceu na última sexta-feira, 24, no Quartel do Comando-Geral da corporação.

Além do desembargador-presidente do TJAC e do chefe do Executivo estadual, a formatura militar contou também com a presença, da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Kátia Rejane, e do secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar, além de outras autoridades civis e militares.

Aos presentes, o governador Gladson Cameli ressaltou o respeito e a admiração que tem pela corporação e que não tem medido esforços para valorizar os seus integrantes, de modo que tenham as melhores condições de trabalho possíveis.

Na oportunidade, foram entregues homenagens a integrantes da Polícia Militar, como os policiais que estão passando à reserva remunerada, além da condecoração das medalhas da ordem do mérito Luiz Galvez e Plácido de Castro, a civis e a militares.

Surgimento da PMAC

Sob o comando do coronel Ezequiel Bino, a PMAC tem uma história dinâmica e única no cenário brasileiro, uma vez que a última extensão de terra incorporada ao Brasil foi o Acre. Após vários acordos entre brasileiros e bolivianos, para definir com quem ficaria as terras acreanas, em 17 de novembro de 1903, foi assinado, entre os dois Países, o Tratado de Petrópolis.

A estrutura organizacional da polícia acreana modificava-se de acordo com o desenvolvimento administrativo do Acre. Depois da unificação dos Departamentos, em 1° de janeiro de 1921, as Companhias Regionais foram extintas. Em seu lugar, foi criada a Força Policial do Território Federal do Acre.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.