Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram visita técnica ao Palácio da Justiça

O local preserva a memória do Poder Judiciário e da própria cultura acreana.

Os alunos do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da União Educacional do Norte (Uninorte) tiveram uma aula prática no Palácio da Justiça. A visita foi uma proposta para complementar os conhecimentos da disciplina História e Teoria da Arquitetura, do Paisagismo e Urbanismo.

Segundo a professora Auriene Cardozo, a intenção era aguçar o olhar técnico, a partir da observação do estilo do prédio. “Nós estávamos falando em sala de aula sobre o Neoclássico, então foi possível checar in loco essas características”.

O grupo de 20 alunos ficou satisfeito com a atividade. O estudante Rodrigo Alencar estava com a matéria em dia e destacou que foi possível analisar propriedades como simetria, as colunas e jardim interno.

“A atividade foi muito proveitosa para minha turma. Também ficamos sabendo mais sobre como funcionava o Palácio antigamente e vimos algumas relíquias e objetos importantes, que foram utilizados no trabalho dos juízes daquela época”, comentou.

O monitor Alexandre Oliveira foi o responsável por apresentar a história do Palácio da Justiça. O edifício começou a ser construído em 1953 e foi concluído no ano de 1957. Ao serem guiados pelo tour no museu abrigado no local, conheceram mais sobre os ambientes e peças do memorial.

No auditório, existe uma peça de marchetaria que possui mais de sete metros de largura, que também tem traços neoclássicos. “A obra foi produzida pelo artista Maqueson Silva, natural de Cruzeiro do Sul, que aprendeu a técnica com padres alemães”, destacou o monitor.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.