Presidente do TJAC recebe visita institucional do cônsul do Peru em Rio Branco

Autoridades discutiram a possibilidade de parcerias e maior aproximação entre as Cortes de Justiça Acreana e Peruana.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Denise Bonfim, recebeu nesta segunda-feira (26) a visita do cônsul do Peru em Rio Branco, Teobaldo San Martín.

De caráter institucional, o encontro também teve as presenças do juiz-auxiliar da Presidência, Lois Arruda; da diretora de gestão estratégica e do assessor-chefe militar do Tribunal, Socorro Machado e Luís Aguiar, respectivamente; além do assessor do Consulado Peruano, Ricardo Vargas.

“Estou muito feliz, esta é uma oportunidade ímpar. Precisamos estabelecer maior aproximação, pois queremos trocar experiências e compartilhar o conhecimento”, declarou a desembargadora-presidente Denise Bonfim, ao dar as boas vindas à autoridade do País vizinho.

A magistrada citou a possibilidade de se firmar uma parceria, por meio da elaboração de um convênio que permita o intercâmbio de magistrados; encontros e simpósios, sobretudo para discussão de temas atinentes ao dia a dia dos dois países – como o direito ambiental, a questão das fronteiras, a rotina da produção judicial, etc.

A presidente do Tribunal citou a sua participação no “I Congresso Internacional de Justiça Ambiental Madre de Dios”, no final do ano passado, cujo intuito foi o de fortalecer a capacitação dos juízes, ampliar a discussão, bem como debater acerca da aplicação especializada e eficiente dessa temática no âmbito do Poder Judiciário.

Denise Bonfim aproveitou o ensejo para convidar o representante da embaixada no Acre para as festividades de aniversário de 55 anos do TJAC, no mês de junho.

O juiz de Direito Lois Arruda lembrou que a proximidade geográfica facilita a interlocução. Segundo ele, os departamentos de Madre de Dios e Ucayali e o Acre são contíguos, o que estreia as realidades, e pode lançar luz com maior evidência sobre os problemas vivenciados.

Teobaldo San Martín demonstrou contentamento com a acolhida, e disse, por mais de uma vez, estar à disposição do Tribunal de Justiça para tudo quanto for necessário e possível.

Segundo ele, o Consulado passará em não muito tempo a funcionar em uma nova sede na Capital Acreana, com instalações menos contidas do que as atuais (que ficam na Rua Maranhão, no Bosque).

As autoridades discutiram também acerca de segurança, questões culturais, e a respeito de um evento que ocorrerá em breve em em Pucalpa, protagonizado pela Corte de Justiça Peruana.

 

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.