Acidentes de trânsito têm queda de 25% em janeiro na capital

Levantamento da Justiça Volante evidencia que os condutores têm optado por firmar acordos para concluir o litígio.

O ano de 2018 iniciou com menos ocorrências de trânsito. A Justiça Volante de Rio Branco divulgou boletim estatístico e foi registrada a redução de 25% do número de chamados em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior. O primeiro mês teve 89 atendimentos realizados.

As equipes do programa, que é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Acre (TJAC), por meio do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais de Rio Branco, deslocam-se até o local do acidente de trânsito para apurar os fatos e tentar fomentar uma solução imediata para o caso.

Acionados pelo Disque Denúncia 190 ou pelo número (68) 9985-2750, os peritos fazem a avaliação técnica, investigando a causa e dinâmica da ocorrência. A interpretação das evidências é descrita em laudo, que é utilizado nas audiências.

Assim, a conciliação tem sido a via de acesso à solução de conflitos no trânsito. O levantamento empreendido pela Justiça Volante evidencia que os condutores têm optado por firmar acordos para concluir o litígio.

Verifica-se que da demanda total, 55 episódios se concluíram com acordos ainda no local da colisão. A demanda restante seguiu para as audiências de conciliação.

O coordenador da unidade móvel Braulio Vitor destacou que das 25 audiências de conciliação marcadas para serem realizadas na sede do juizado com apresentação do laudo técnico, em 20 foram realizados acordos.

O atendimento da Justiça Volante é totalmente gratuito e funciona de segunda a segunda na Comarca de Rio Branco, das 7h às 22h.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.