Justiça Volante de Rio Branco realizou cerca de 1500 atendimentos em 2017

Dados estatísticos apontaram que mais da metade das chamadas se concluíram com acordos intermediados pelas equipes da unidade.

No último mês de 2017, a Justiça Volante de Rio Branco realizou 145 atendimentos. Segundo o boletim estatístico, 66 desses chamados se concluíram com acordos realizados no local do acidente de trânsito, o que representa 45,51% da demanda de dezembro.

De acordo com o balanço anual, foram atendidas 1663 ocorrências pelas equipes da Justiça Volante da Comarca de Rio Branco. A partir deste montante, 1159 foram autuados e cadastrados em processos, sendo que 735 (63,4%)  foram realizados acordos no local das ocorrências.

Na demanda restante, um total de 424 atendimentos (36,6%), seguiu com o encaminhamento para audiências, que foram realizadas na unidade da Justiça Volante, localizada no centro da Capital Acreana, em frente ao Fórum Barão de Rio Branco.

O coordenador da unidade móvel, Braulio Vitor, enfatizou que para embasar as decisões cada um dos 424 processos referidos demandaram a execução de Laudo Técnico, confeccionado pelos peritos de trânsito dessa unidade judiciária. “O documento tem o objetivo de apontar quem teve a culpa na colisão ao analisar vários indicadores no local do sinistro”, explica.

Ainda segundo o levantamento, 287 pessoas envolvidas em acidentes de trânsito formalizaram acordos e apenas 137 processos foram redistribuídos para um dos Juizados Especiais para prosseguimento do feito. “Portanto,  dos processos autuados por nossa unidade no ano de 2017, 1022 (88,2%) foram solucionados aqui mesmo na Justiça Volante”.

O mês que houve mais chamados foi o de junho com 200 atendimentos, seguido por agosto que teve 180 e outubro com 176. O período tido como mais tranquilo foi janeiro, com 112 atividades de suporte aos cidadãos.

Justiça Volante em Rio Branco

A Justiça Volante fomenta a conciliação entre as partes envolvidas em acidentes, por meio de intervenção judiciária in loco. O serviço é oferecido pelo Tribunal de Justiça do Acre, com o objetivo de disponibilizar atendimento aos cidadãos de modo rápido, prático, sem burocracia e com a possibilidade de resolução imediata dos conflitos de trânsito.

O trabalho jurisdicional itinerante garante o atendimento especializado. Para acionar o serviço, basta que os cidadãos liguem para o telefone (68) 9985-2750 ou 190, que uma viatura da Justiça Volante irá se dirigir até o local do acidente.

O atendimento da Justiça Volante é totalmente gratuito e funciona de segunda a segunda na Comarca de Rio Branco, das 7h às 22h.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.