Desembargador participa de solenidade de posse dos novos promotores de Justiça

Novos membros são egressos do último concurso público realizado em 2013 pela instituição ministerial.

O presidente da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Samoel Evangelista, participou nesta quarta-feira (26), da sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça onde foi empossado onze novos promotores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). Os novos membros são egressos do último concurso público realizado em 2013. A solenidade marcou ainda o 54º aniversário da unidade ministerial.

Além do desembargador, que na ocasião representou a presidente do TJAC, desembargadora Denise Bonfim, estiveram no dispositivo de honra a governadora em exercício do Acre, Nazareth Araújo; prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; defensora-geral Roberta Carminha; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valmir Ribeiro; presidente da OAB, Marcos Vinícius e o presidente da Associação do Ministério Público do Acre, José Maia Guedes. Estiveram presente ainda no evento o desembargador Élcio Mendes e o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Luís Camolez.

No uso da fala, o desembargador Samoel Evangelista recordou quando ingressou na carreira de promotor de Justiça e destacou ter testemunhado os avanços que o Ministério Público tem conquistado aos longos dos anos.  O magistrado também citou a recuperação da saúde e retorno do procurador Celso Jerônimo aos serviços ministeriais, além de parabenizar os empossados enfatizando que o Brasil espera muito do Ministério Público.

“Guardo profundo respeito por esta casa. Os dezessete anos são inesquecíveis. A instituição ao longo dos anos tem conquistado credibilidade e confiança do cidadão acreano. Isso é fruto de resultado de homens e mulheres. O Brasil espera muito do Ministério Público e o Poder Judiciário está junto nesta jornada. O esforço desses novos promotores merece toda comemoração”, disse o desembargador.

A governadora em exercício salientou que os novos membros devem estar diretamente inseridos na comunidade e manter um relacionamento estreito com todos os setores da sociedade para que possam desempenhar com maestria sua função. As demais autoridades do dispositivo de honra expuseram o momento delicado em que se encontra o Brasil e parabenizaram os novos promotores de Justiça substitutos que deverão atuar no interior do estado.

O procurador geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque destacou que foram necessárias medidas de contenção de despesa e otimização de recursos para que fosse possível empossar os novos membros.

Representando os empossados, Rafael da Silva definiu o momento como de júbilo e de profunda reflexão. “Porque se iniciam o grande sonho, a grande missão de nossas vidas e a busca pela concretização da Justiça”, comentou.

Homenagem

Na solenidade foram entregues aos recentes procuradores de Justiça, Rita de Cássia e João Pires, a Medalha do Mérito do MP. D’Albuquerque homenageou ainda a transexual Rubby Rodrigues por sua luta pelas causas afirmativas em favor da diversidade de gênero que tem contribuído para a evolução da aplicação da Lei Maria da Penha.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.