TJAC lança programação especial ‘Semana das Mães’ na segunda-feira (9)

Atividade é mais uma de série de ações que a atual gestão tem desenvolvido colocando o servidor como prioridade máxima.

A atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre lança na próxima segunda-feira (9) uma programação especial voltada às mães. Da mesma forma que aconteceu em 2015, uma semana inteira será dedicada a elas, com uma série de ações, e não apenas um dia.

fachada_tjac

A solenidade de abertura acontece a partir das 10h, na Sede do TJAC, e será conduzida pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim. Haverá apresentação Cultural Stand up Comedy, com a servidora Elaine Cristina e Aula Experimental de Yoga com a professora Cecília Vilhena (recomenda-se o uso de sapatos confortáveis). Mas as atividades acontecem em diversas outras unidades (Fórum Barão do Rio Branco, Fórum Criminal, Juizados Especiais, Fórum da Avenida Ceará, Varas da Infância e da Juventude e também no Palácio da Justiça).

Dentre essas ações de promoção à prevenção à saúde e bem-estar das mães, que acontecerão até o dia do encerramento (sexta-feira, 13), haverá também:

  • Orientação e agendamento de exames preventivos colo do útero/câncer de mama
  • Vacinação
  • Aferição de pressão
  • Glicemia
  • Massagem rápida
  • Alongamento com bola suíça
  • Dicas sobre reabilitação do assoalho pélvico feminino
  • Maquiagem
  • Rodas de Conversas sobre Alimentação Saudável
  • Exposição e orientação sobre suplementos alimentares
  • Rodas de Conversas sobre a importância da doação do aleitamento materno
  • Exposição de bolsas, sapatos e acessórios femininos

A programação (veja aqui) é um exemplo da atenção, respeito, cuidado e valorização dos servidores. É o que se pode depreender do trabalho executado pelo Tribunal de Justiça do Acre, já que várias iniciativas foram implementadas desde fevereiro de 2015.

Mesmo dispondo de poucos recursos financeiros, de lá para cá ações, iniciativas, projetos, programas e atividades foram colocados em prática, no afã de garantir ao servidor da Justiça as melhores condições de trabalho, benefícios e garantias, saúde, bem-estar e estabilidade na carreira.

A desembargadora-presidente Cezarinete Angelim sempre tem assinalado que os servidores “são as mãos, colunas, o alicerce e o maior patrimônio da Instituição”, razão pela qual tem trabalhado com afinco para lhes assegurar a atenção, cuidado, valorização e respeito.

O que está sendo feito pelo servidor

A desembargadora Cezarinete Angelim sempre tem ressaltado interesse e boa vontade de dar o máximo pela valorização do servidor, deixando claro ser uma prioridade máxima do seu Plano de Gestão. “Tudo quanto seja possível iremos fazer. Vamos continuar dialogando, avançando e trabalhando para, dentro de nossas possibilidades, oferecer as melhores condições de deixar o nosso servidor feliz”, afirmou ela em diversas ocasiões.

Palavras que se materializaram em ações concretas desde que assumiu a Presidência do TJAC.

Ainda em 2015 foi instituído o Programa Qualidade de Vida, com atividades permanentes voltadas à saúde e ao bem-estar dos servidores.

qualidade_de_vida_cruzeiro_tjac_5

Diversas campanhas especiais foram lançadas, além da Semana das Mães, a Semana dos Pais, o Outubro Rosa, o Novembro Azul, Homenagem ao Servidor Público, Arraial etc – com vistas a implementar a humanização dos ambientes de trabalho.

Também foi instituído o inédito benefício de auxílio-alimentação, que era um desejo antigo dos servidores, agora realizado pela gestão.

Já o valor destinado ao já existente auxílio-saúde foi elevado consideravelmente no mesmo ano.

Outra iniciativa relevante diz respeito à Gratificação por Alcance de Resultados (GAR), que foi aperfeiçoada e elevada neste ano de 2016.

Também é preciso citar o cumprimento integral do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Foi instituído o Gabinete Itinerante da Presidência, por meio do qual a desembargadora se deslocou todas as comarcas do interior do Estado para sanar todos os eventuais problemas, e indo ao encontro dos servidores, para vê-los de perto e conhecer suas necessidades.

O Gabinete Itinerante também foi instituído na Capital (no Fórum Criminal, Fórum Barão do Rio Branco, Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública, Varas da Infância e da Juventude etc).

Cezarinete Angelim, junto com sua equipe de diretores, gerentes e assessores esteve in loco para vê de perto a situação, acompanhar o dia-a-dia dos serventuários da Justiça, ouvir os pedidos, demandas de cada um e, ao máximo possível, solucionar os eventuais problemas. Além disso, atentou as suas necessidades e trabalhou para lhes garantir as melhores condições de trabalho.

O Gabinete Itinerante é uma agenda que continuará, com o intuito de garantir maior otimização dos serviços e o fortalecimento da interlocução permanente com os gestores das unidades judiciárias, servidores e comunidade.

Outra ação inovadora é a construção do Restaurante do Servidor, na sede do TJA – um sonho acalentado de há muito pelos servidores – e que já será entregue no próximo mês.

restaurante_servidores_tjac

Foi lançado neste ano o projeto Servidor em Foco, que através do reconhecimento, meritocracia, reconhece, valoriza e dá visibilidade aos servidores que se dedicam ao engrandecimento da Instituição.

Desde o dia 19 do mês de janeiro deste ano, por iniciativa própria, a Presidência deu origem a um processo administrativo relacionado à revisão no valor das diárias pagas aos servidores – o qual segue sua tramitação regularmente.

Preocupada com a valorização da carreira dos servidores, a Presidência procedeu com tratativas, desde o dia 12 de fevereiro deste ano, e também por iniciativa própria, que culminaram com o requerimento alusivo à pretensão dos diretores de secretaria atuam nas unidades judiciárias – objetivando solucionar a demanda da classe -, cujo processo se encontra em fase de Conselho da Justiça Estadual (Cojus).

A atual gestão do Tribunal de Justiça Acreano norteia-se em dar prioridade máxima aos servidores, e assim continuará até o último dia. Não só em relação ao pagamento em dia dos salários, o que por si já retrata um desafio que tem sido vencido com sucesso, dado o fato de que 19 estados do País estão em profunda crise econômica, com dificuldades quase intransponíveis. Mas também com a implementação de outros benefícios, que venham dar a condição do status que eles merecem, como o bem-estar, a prevenção à saúde, melhores condições de trabalho e qualidade vida de todos os servidores.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.