Presidência do TJAC instala Gabinete Itinerante nos Juizados Especiais de Rio Branco

Intuito é garantir maior otimização dos serviços e o fortalecimento da interlocução permanente com os gestores das unidades judiciárias, servidores e comunidade.

Como forma de garantir maior otimização dos serviços e o fortalecimento da interlocução permanente com os gestores das unidades judiciárias, servidores e comunidade, a Presidência do Tribunal de Justiça do Acre instalou oficialmente nesta segunda-feira (2) o Gabinete Itinerante na sede dos Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco.

A desembargadora-presidente Cezarinete Angelim conduziu a reunião, da qual participaram a juíza-auxiliar Mirla Regina, o juiz de Direito Marlon Machado, diretores, assessores, gerentes do Tribunal, além das diretoras de Secretaria dos Juizados.

“Viemos ver de perto a situação, acompanhar o dia-a-dia de vocês, e tentar solucionar ao máximo os eventuais problemas. Mas principalmente ouvi-los, conhecer as necessidades e dar-lhes melhores condições de desempenhar bem as funções e atender a população”, explicou a presidente do TJAC.

Cezarinete Angelim lembrou que os Juizados representam a porta de entrada do Poder Judiciário, concentrando a maior parte das demandas judiciais. “Por isso mesmo, temos tratado com prioridade, aqui chega a maior parte da população, as pessoas mais carentes, e que mais precisam da tutela (amparo) da Justiça”, frisou.

reuniao_juizados_especiais_gab_itinerante_tjac_3

“Só temos que agradecer e parabenizar a atual gestão por esta brilhante iniciativa. Sentimo-nos honrados com essa atenção tão especial”, ressaltou o juiz Marlon Machado, que tem competência prorrogada para responder pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados (Cejusc-JEC).

Em seguida, cada uma das diretoras de Secretaria (do 1º, 2º, 3º Juizados Cíveis, bem como da Fazenda Pública) expôs seus pedidos, explicitando suas sugestões e reclamos. Ao mesmo tempo, a equipe de trabalho do Tribunal de Justiça anotava todas as demandas, a fim de que venham atendê-las, dando posterior retorno acerca de sua consecução.

A diretoria de Secretaria do Juizado da Fazenda Pública enalteceu a ação da atual gestão. “Muito importante esse trabalho porque demonstra a preocupação da presidente, trazendo toda a sua equipe, em estar mais próxima, em conhecer ‘in loco’ as dificuldades dos magistrados, servidores e dos usuários dos serviços da Justiça. Esse cuidado até motiva a gente a trabalhar mais e melhor”, assinalou Amanda Aquino.

reuniao_juizados_especiais_gab_itinerante_tjac_4

Novidades

Além do trabalho que será executado nestes próximos dias nas unidades que compõem o Sistema de Juizados, a desembargadora anunciou uma novidade pela qual os profissionais muitos anseiam. “Quero dizer aos senhores que se preparem, porque já estamos quase de saída deste prédio para a nova Sede dos Juizados (na Cidade da Justiça). Vamos entregar funcionando e sem problemas, com todo carinho, modernidade e qualidade”, salientou.

A construção da obra segue em pleno vapor e, já nos próximos meses, será concluída e entregue à comunidade da Capital.

Para a diretora de Secretaria Adriana Barros, “a expectativa é muito grande para que se concretize esse sonho coletivo”. “Mas é preciso ressaltar que já houve muitas mudanças e progresso também neste prédio”, ponderou.

Gabinete da Presidência

Com a inovadora ação no âmbito do Judiciário Acreano, a desembargadora Cezarinete Angelim está despachando, literalmente, de dentro dos Juizados, atendendo, participando, olhando todos os espaços, decidindo e resolvendo questões as mais diversas, junto com sua equipe de trabalho.

A iniciativa considera “o objetivo estratégico de aprimorar a imagem interna e externa da instituição incumbe à Presidência do Tribunal de Justiça, nos termos do art. 8º e Anexo II da Resolução nº 190/2014, do Tribunal Pleno Administrativo”.

Também leva em consideração que “o compartilhamento da gestão é medida salutar que orienta o alcance da missão e dos valores do Poder Judiciário do Estado do Acre”.

A Portaria nº 367 /2016, que instituiu o Gabinete Itinerante, leva em conta ainda o disposto nos incisos V e VI do art. 2º da Resolução nº 194/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição e dá outras providências.

No ano passado, o Gabinete Itinerante foi instituído para levar os mais relevantes serviços do Judiciário às Comarcas do interior do Estado e promover a aproximação com os cidadãos – o que de fato aconteceu.

A interiorização das ações é uma prioridade da atual gestão, que busca alcançar um nível de qualidade e eficiência na prestação dos serviços à sociedade, independentemente da localidade geográfica. A uniformização da gestão trará maior integração e humanização e vai otimizar o trabalho oferecido à população de cada município.

Nas últimas semanas, o Gabinete Itinerante já foi instalado no Fórum Criminal e, mais recentemente, no Fórum Barão do Rio Branco.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.