Programa Justiça Comunitária comemora resultados obtidos em 2015

Mais de 2.600 pessoas foram atendidas na Capital, com serviços de mediações, orientações jurídicas, palestras e visitas domiciliares.

Comemoração foi a palavra do dia durante as atividades de encerramento da 5ª Edição do Convênio entre o Tribunal de Justiça do Acre e a Prefeitura de Rio Branco – relacionado ao Programa Justiça Comunitária. Os números não deixam dúvida: mais de 2.600 pessoas foram atendidas na em diversos bairros da Capital, com serviços de mediações, palestras, orientações jurídicas, encaminhamentos e visitas domiciliares.

encerramento_justica_comunitaria_tjac_15

À atividade compareceram a desembargadora-presidente Cezarinete Angelim; a decana da Corte de Justiça Acreana, desembargadora Eva Evangelista; a corregedora geral da Justiça, desembargadora Regina Ferrari; o prefeito municipal, Marcus Alexandre, e o representante do Governo do Acre, Leonardo Cesário. A juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina, diretores e gerentes do TJAC, também prestigiaram a atividade.

Com o objetivo de aproximar a Justiça dos cidadãos, o programa propõe a resolução de pequenos conflitos de maneira rápida e amistosa, por meio da mediação realizada pelos agentes comunitários. Também oferece orientações jurídicas a comunidades carentes, conscientizando-as sobre seus direitos e deveres.

“Eu diria, desembargadora Eva e prefeito Marcus Alexandre, que estamos plantando aqui a semente da emancipação e da solidariedade, atuando diretamente na construção de uma sociedade mais justa e alicerçada na ênfase dos valores comunitários; dando aos cidadãos a possibilidade de serem, eles mesmos, protagonistas de suas histórias”, declarou a presidente do TJAC, desembargadora Cezarinete Angelim.

encerramento_justica_comunitaria_tjac_7

O evento aconteceu na Praça da Juventude, localizada no bairro Cidade Nova, tendo sido oferecidos serviços de mediações/conciliações, palestras, cortes de cabelo, aferição de pressão arterial, informações jurídicas e encaminhamentos, testes de glicemia e rápidos de HIV, sífilis e hepatite B.

Ao agradecer ao prefeito Marcus Alexandre pela parceria, aos diretores do Tribunal pela dedicação e, em especial, à presidente do TJAC pelo apoio, a desembargadora Eva Evangelista destacou a relevância da iniciativa. “Compromisso com a população, conforme demonstram os números. Estamos contribuindo para a paz social, indo ao encontro das pessoas que mais precisam, e levando cidadania aos lares e famílias”, disse.

encerramento_justica_comunitaria_tjac_8

Foram 437 mediações, 416 encaminhamentos, 589 palestras, 118 visitas domiciliares, afora as orientações jurídicas, prestação de informações e encaminhamentos, que redundaram no total de 2.260 pessoas atendidas.

“Esta ação atesta o efeito que o poder público pode gerar na sociedade. Estou muito feliz e, em 2016, vamos renovar este Convênio. Estamos no caminho certo, este é o melhor caminho”, afirmou o prefeito municipal.

Bairros atendidos pelo Programa em 2016

Calafate

Cidade Nova

Tancredo Neves

Sobral

São Francisco

Santa Inês

Bairro da Paz

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.