Programa Começar de Novo e Senac realizam ação de beleza em unidade de acolhimento

Os alunos do curso profissionalizante de cabeleireiro, oferecido pelo Senac/AC por meio do programa “Começar de Novo”, realizaram mais uma ação de beleza, na última quinta-feira (21). Desta vez, os beneficiados foram os internos da Unidade de Acolhimento Paolo Pera, voltada para o atendimento de dependentes químicos, localizada na rodovia AC-40, Km 09, em Rio Branco.

Durante a visita, os alunos, supervisionados pelo instrutor Mário Jorge, ofereceram o serviço de corte de cabelo e puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os 16 acolhidos da unidade, sendo 12 homens e 4 mulheres, se sentiram prestigiados e com a autoestima elevada ao receber os serviços de beleza.

Para o diretor de educação profissional do Senac/AC, Abrão Maia, as ações extensivas têm uma importância enorme para o crescimento do aluno. “As ações que realizamos com a participação dos alunos fazem parte do próprio projeto pedagógico do curso. Não formamos alunos só para o trabalho, nós formamos alunos para a vida. Eles vieram buscar no Senac a profissionalização, mas aprendem que devem também dar sua contribuição para a sociedade de alguma forma, auxiliar no desenvolvimento da comunidade em que vivem e em outras que tem necessidades ou vulnerabilidades”.

A coordenadora administrativa da Unidade de Acolhimento Paolo Pera, Alberlene Barbosa, afirma estar satisfeita com os serviços. ”Pra gente, poder proporcionar um dia de beleza aos nossos acolhidos, é gratificante e de extrema importância, nós podemos perceber que eles ficaram muito satisfeitos, esperamos que mais vezes essas ações sejam realizadas”, enfatizou a coordenadora.

O cidadão A. S. A., de 31 anos, acolhido pela unidade depois de passar 17 anos de sua vida morando nas ruas, diz que receber atendimento em beleza foi muito bom. “Eu, quando morava nas ruas, nem banho eu tomava, agora eu já sou bem tratado e cortei meu cabelo do jeito que eu sempre quis cortar”, concluiu satisfeito o interno.

O programa “Começar de Novo” é coordenado pela juíza de Direito Maha Manasfi, titular da Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) da Comarca de Rio Branco. A ação é feita em parceria com diferentes instituições e tem o objetivo de capacitar profissionalmente os egressos do sistema carcerário, com o objetivo de facilitar a reinserção deles no mercado de trabalho.

Programa Começar de Novo

Desenvolvido em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça, o Programa Começar de Novo é coordenado no Acre pela juíza de Direito Maha Manasfi, que desde 2007 desenvolve ações de ressocialização com egressos do sistema prisional, por meio da Central de Execução de Penas Alternativas (CEPAL), atualmente Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), com a colaboração de diversos parceiros da esfera pública e privada.

Dados coletados até setembro de 2012 informam que 660 reeducandos, dos regimes semi-aberto, aberto, condicional e prestação de serviço à comunidade, já participaram dos diversos cursos oferecidos pela VEPMA.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Fecomércio/AC).

Contato


Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas
Fórum da Avenida Ceará
Avenida Ceará, 2692. Abraão Alab.
69.900-460 – Rio Branco.AC
(68) 3211-5383 – npros@tjac.jus.br


Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.