Carnaval 2013: Juizado divulga balanço com baixo número de acidentes de trânsito

Durante os cinco dias de Carnaval deste ano, foram registrados 19 acidentes – uma média de 3,8 acidentes por dia. O número faz parte da base de dados do Juizado de Trânsito (Jtran), e representa uma diminuição de aproximadamente 25% em relação ao mesmo período de 2012, quando foram registrados 25 acidentes.

 

A diminuição de acidentes ocorreu mesmo com o aumento da frota de veículos de Rio Branco, que tem crescido a um ritmo de 1.200 veículos por mês. Atualmente, são quase 130 mil veículos que circulam pelas ruas da Capital.

A juíza titular do Jtran, Lilian Deise, atribui o bom resultado ao trabalho integrado das instituições que trabalham na prevenção e reparação de danos causados por acidentes de trânsito. “Acredito que esse é o resultado de várias ações conjuntas, não somente do Jtran, mas também do Detran, de todos os nossos parceiros. Mesmo com o crescimento da frota, a quantidade de acidentes não tem crescido tanto. Isso mostra que as pessoas estão tendo mais cuidado”, destaca a magistrada.

Lilian Deise também ressalta a importância do reforço proporcionado pela equipe auxiliar do Jtran, que entrou em operação no último mês de dezembro (Portaria nº 03/2012) e atuou em 37% das ocorrências carnavalescas. “Com a equipe auxiliar, nós temos chegado mais rapidamente às ocorrências, diminuindo, assim, o tempo de espera das pessoas nos locais de acidente, ao mesmo tempo em que conseguimos aumentar nossa capacidade de atendimento. Portanto, acredito que a tendência é realmente as pessoas terem mais cuidado, uma vez que elas já estão tendo a percepção de que seus problemas serão solucionados ali mesmo no local do acidente”, afirmou a juíza.

Atendimento gratuito

O Jtran atua no atendimento de acidentes de trânsito no local de ocorrência, com a realização de acordos, perícias e encaminhamentos para audiências de conciliação, instrução e julgamento dos litígios relacionados a esses acidentes.

O atendimento do Jtran é gratuito. Qualquer cidadão pode acionar o serviço através dos números 9985-2750 e 190 (Polícia Militar). Atualmente, três diferentes equipes se revezam no atendimento regular das ocorrências, mas com o período de festas de fim de ano e férias escolares, uma quarta equipe foi designada para atuar nos horários de maior incidência de acidentes, em apoio às demais. Inicialmente, o serviço prestado pela equipe auxiliar deveria ter sido encerrado no último dia 31 de janeiro, mas foi prorrogado por 60 dias, em razão dos resultados apresentados.

Serviço prorrogado

A juíza Lilian Deise elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe. “Eles apresentaram nos meses de dezembro e janeiro um bom resultado na realização de conciliações no próprio local da ocorrência, com um índice de 65% de acordos realizados. Foram 34 atendimentos no mês de dezembro de 2012 e outros 51 atendimentos no mês de janeiro de 2013, isso demonstra a importância do trabalho realizado”, ressaltou ela.

Equipes capacitadas

Cada equipe conta com um conciliador, um perito e um agente de trânsito do Detran/AC. Os profissionais são treinados e capacitados para saber como atuar de forma rápida com as pessoas envolvidas diretamente no local do acidente, buscando garantir às partes envolvidas o integral ressarcimento dos danos materiais sofridos, por meio da composição amigável ou, não sendo possível a realização de acordo, acionando judicialmente os responsáveis.

Mesmo a evasão de uma das partes do local do acidente não impede a ação do Juizado, que através da identificação dos veículos envolvidos no sinistro, procede à responsabilização dos culpados.

ATENDIMENTO DO JTRAN


De segunda a segunda, das 7h às 22h
Em caso de acidentes que não envolvam veículos oficiais, patrimônio público ou vítimas, o cidadão deve ligar para:
(68) 9985-2750 ou 190 

Blog do JTRAN

Para acompanhar o dia a dia de trabalho do Juizado de Trânsito, os interessados devem acessar o Blog do JTRAN, onde são divulgadas todas as fotografias dos acidentes atendidos pelo Juizado, além de notícias e estatísticas sobre o trânsito na cidade, com informações diversas sobre os serviços prestados na Comarca de Rio Branco.

 

 

Leia mais:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.