Tutorial Sobre o Peticionamento Eletrônico

Para facilitar uso por parte dos advogados do sistema de peticionamento eletrônico, o Tribunal de Justiça do Acre já havia disponibilizado um link especial em seu site com todas as instruções necessárias. Nele é possível fazer consultas processuais, de jurisprudência, ter acesso à pauta de audiência, às certidões, consultar a pauta de julgamento e, claro, fazer o próprio peticionamento.

A partir de agora, o trabalho dos advogados se tornará ainda mais prático, por meio de um tutorial disponibilizado pela instituição.

Além disso, ele e sua equipe têm se colocado à disposição dos operadores do Direito, inclusive com acompanhamento e suporte, através do e-mail suporte.adv@tjac.jus.br .

Tutorial

O tutorial abaixo é autoexplicativo, basta seguir as instruções e clicar nos links correspondentes a cada uma das situações.

Para informações sobre o peticionamento eletrônico e-SAJ/TJAC Link.

O tamanho de arquivos de petição deverá ser de até 250 Kb (quilobytes) por página, com um total de 3 MB (megabytes) para cada arquivo da petição, o total dos arquivos não deverá ultrapassar 20 MB (megabytes)

O nome do arquivo não deverá ter caracteres especiais (acento, traço, cedilha, etc.).

A configuração recomendada para digitalizar uma página é de 100 DPIs (configuração de scanner).

Opção para diminuir o tamanho da imagem de documentos Vídeo.

Opção para criar um documento em PDF Vídeo.

O programa recomendado para criação dos arquivos em PDF é o Microsoft PDF Printer.

O Certificado Digital Utilizado deverá ser padrão ICP-Brasil.

Instalação do Certificado Digital da OAB Link.

Exportação do Certificado Digital Link.

Caso esteja ocorrendo erro ou reconhecer o certificado favor verificar se a ultima versão do driver do certificado está instalado corretamente.

Atualização dos drivers do Certificado AIC/OAB Link.

Programa indicado para para dividir PDFs Link

Tutorial de Instalação Link.

Relação de Softwares utilizados:

E-mail de Acompanhamento e Suporte:

Caso continue com erro favor enviar email para: suporte.adv@tjac.jus.br

Limpeza de Cache de DNS

  1. Abrir o Botão de Executar do Windows (Tecla Windows + R), vai abrir uma janela conforme imagem abaixo;
  2. Digitar:” CMD” e precionar a tecla Enter ou Clicar no botão OK; abrira uma janela preta com letras brancas conforme imagem abaixo.
  3. Digitar: “ipconfig /flushdns” e pressione a tecla Enter;
  4. Após a execução desse comandar será feita a limpeza de cache do DNS, conforme imagem abaixo;
  5. Para finalizar será preciso digitar:”exit” e pressionar a tecla Enter, esse comando irá fechar a janela de Prompt de Comando.

Após estes procedimentos o Peticionamento Eletrônico deverá voltar a funcionar corretamente.

Problemas com o Web Signer

  1. Desconectar o Certificado Digital do computador (se o certificado estiver conectado poderá ser danificado);
  2. Abrir o Painel de Controle, Clicar em em Rede e internet conforme a imagem abaixo;
  3. Após clicar em Opções de Internet;
  4. Na sequência será mostrada a janela de Opções de internet. Clicar na aba de conteúdo;
  5. Na janela de conteúdo devera clicar em Certificados, conforma a imagem abaixo;
  6. Após será mostrada a janela de Certificados, com todos os certificados instalados no computador.
    Importante: Não deixar nenhum certificado conectado ao computador


    Clicar em cada certificado e clicar no botão remover, todos os certificados conectados deverão ser removidos.
  7. Após clicar no botão fechar para sair da janela de Certificados e clicar no botão OK para sair da Janela de Opções de Internet.
  8. Clicar em Painel de Controle;
  9. Clicar em Programas e Recursos;
  10. Após vai abrir a Janela de Programas e Recursos, localizar e clicar com o botão direito do mouse em Web Signer, clicar com o botão esquerdo em Desinstalar.
  11. Na sequencia será mostrada a tela abaixo pedindo para confirmar a remoção, clicar em sim;
    Após ser desinstalado ele não vai aparecer em Programas e Recurso.
  1. Em seguida, abrir o Google Chrome,  acessar o Site esaj.tjac.jus.br e no canto superior direito, clicar em Identificar-se: conforme imagem abaixo.
  2. Na tela de Identificação clique na Aba Certificado Digital.
  3. Na sequencia vai aparecer a tela para instalação do Web Signer, conforme imagem abaixo.
  4. Clicar em instalar, ele irá redirecionar para a página de Instalação, e vai pedir para baixar o software WebSignerSetup_pt-BR.msi, conforma imagem abaixo;
  5. Na sequencia clicar duas vezes no arquivo para que ele seja instalado. Após será mostrada uma tela conforme a imagem a baixo;
  6. Selecione a caixa Aceito os termos (…) e clique em Instalar. Pós terminar a instalação é só clicar em concluir;

Após esse procedimentos abra novamente o navegador Google Chrome, acesso o  esaj.tjac.jus.br , clique em identificar-se, selecione a aba Certificado Digital, conecte o seu certificado digital ao computador, ele deverá reconhecer o certificado conectado, selecione o nome do certificado conectado e clique em entrar.

Na sequencia deverá ser mostrada a janela solicitando digitação do PIN do certificado digital, conforme a imagem a baixo.

Após a validação do certificado o sistema de peticionamento deverá estar funcionando corretamente.

É possível instalar o Web Signer no Navegador  Firefox, para isso será necessário instalar a versão 50.0 e instalar a extensão do Web Signer para o navegador Firefox.
Obs: Caso já tenha sido instalada a extensão do Web Signer em uma versão do Firefox inferior a 50.0 será necessário remover a extensão e o Navegador, e começar a instalação de uma versão superior a 50.0, só depois instalar o Web Signer.

Limpeza de Cache do Navegador

Manual de Limpeza do cache dos Navegadores: Google Chrome, Firefox Internet Explorer

Peticionamento eletrônico

Com o peticionamento eletrônico, os advogados poderão entrar com as ações de maneira mais prática e eficiente, sem o posterior envio de originais, o que simplifica os procedimentos.

Este serviço permite aos operadores do Direito protocolizar petições iniciais e intermediárias para qualquer foro habilitado. O peticionamento é feito mediante o preenchimento de informações básicas do processo e o envio da petição e documentos anexos. Também é possível consultar as petições que foram salvas incompletas ou protocoladas pelo usuário em um determinado período.

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DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – DITEC
SUPORTE AO E-SAJ
E-mail: suporte.adv@tjac.jus.br