TJAC inicia segundo semestre de 2016 ampliando ações de Qualidade de Vida

Objetivo é propiciar a servidores e magistrados mais qualidade de vida e, sobretudo, viver bem, para servir melhor à população.

O Tribunal de Justiça do Acre, através da sua Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), deve intensificar neste segundo semestre de 2016 as ações voltadas à saúde e ao bem estar dos servidores do Poder Judiciário Estadual.

A primeira semana de agosto, por exemplo, foi marcada pelo lançamento do Projeto “Leis Alimentares”, que busca, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), promover práticas de educação alimentícia e nutricional, avaliação física e anamnese (entrevista com a finalidade de estabelecer um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia) dos profissionais da Justiça Estadual.

inauguracao-restaurante-servidor-tjac-jun16-5

Também serão realizadas palestras educativas semanais com o objetivo de “gerar uma consciência preventiva quanto aos agravos das doenças crônicas não transmissíveis”, dentre elas, em especial, a obesidade, que segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge atualmente uma a cada três pessoas, constituindo-se em fator de risco para várias outras doenças, como diabetes, cardiopatias, hipertensão, além de alguns tipo de câncer.

Outro objetivo do projeto é fazer com que cada participante seja um multiplicador dos conhecimentos sobre alimentação e nutrição em sua própria casa e contexto social, contribuindo assim para a diminuição dos chamados agravos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Os servidores interessados em participar do projeto devem realizar suas inscrições diretamente no Espaço Saúde da sede administrativa do TJAC ou por meio do telefone (68) 99985-6513.

Dança e Teatro

Outras ações inéditas serão implementadas em breve, segundo a Gevid. Dentre elas, está o Projeto “Dança e Teatro”, que tem a finalidade de incentivar os servidores à adoção de práticas de lazer e atividades culturais em seu tempo livre. A principal intenção da atual gestão é induzir nos serventuários atitudes pessoais positivas, levando-se em conta estudos que demonstram que pessoas felizes adoecem menos – portanto, faltam menos ao trabalho – e são mais produtivas. A exemplo do Projeto Leis Alimentares, o “Dança e Teatro” também contará com a parceria da Ufac, que cederá profissionais da área das artes cênicas para atuarem como facilitadores das atividades.

Projeto Aposentadoria

A qualidade de vida dos serventuários da Justiça Acreana após o período de contribuição ativa também está entre as preocupações da atual gestão do TJAC. Tanto que a Gevid já se prepara para lançar ainda neste segundo semestre de 2016 o Projeto “Aposentadoria” no âmbito do Poder Judiciário Estadual, o qual buscará estimular os servidores a planejar melhor essa importante fase da vida através da elaboração de um projeto de vida e novas fontes de realização no futuro.

Para isso, o TJAC deverá “transmitir informações que auxiliem os servidores a conquistar e manter uma boa qualidade de vida nesta nova fase”, incentivando-os, dessa maneira, à adoção e manutenção de ações sociais voluntárias, hobbies, práticas saudáveis, bem como ao  empreendedorismo individual. O projeto é inspirado em experiência similar bem sucedida implementada pelo Tribunal de Justiça de Tocantins desde o ano de 2015.

Atendimentos em saúde

Os serviços regulares em saúde (clínica médica, fisioterapia, psicologia e odontologia), marca registrada do programa Qualidade de Vida, não sofrerão mudanças. Os atendimentos continuarão a ser realizados normalmente no Centro Médico do TJAC, bem como nos Espaços Saúde do edifício sede da Administração e da Cidade da Justiça da Capital.

campanha_novembro_azul_forum_tjac_4

A previsão da Gevid, no entanto, é de que novas ações pontuais sejam desenvolvidas durante as comemorações da Semana do Dia dos Pais, bem como das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e da próstata, respectivamente, oportunidades nas quais serão disponibilizados exames de aferição arterial, glicemia, massagem antiestresse, vacinação, dentre outros.

A unidade também divulgou o número de atendimentos realizados durantes as semanas do Dia Internacional da Mulher e do Dia das Mães. Segundo os dados, foram realizados 117 atendimentos nos Fóruns Barão do Rio Branco, Lourival Marques de Oliveira e da Avenida Ceará, bem como no edifício sede do TJAC.

Ginástica laboral

O programa de Ginástica Laboral da Gevid também irá continuar. A iniciativa, que busca atuar de maneira preventiva e promover a saúde do trabalhador no seu próprio ambiente profissional, tem sido, de forma geral, muito bem recebida pelos serventuários da Justiça Acreana, que têm participado de forma ativa das atividades. As sessões, que são abertas a todos os servidores, acontecem todas as segundas e quartas-feiras, a partir das 8h30min, na sede Administrativa do TJAC.

ginastica-laboral-tjac-jun15-1

Desde que foi instituído, em abril de 2015, o programa de Ginástica Laboral já beneficiou mais de centenas de servidores, conforme dados fornecidos pela Gevid.

Sobre o Programa Qualidade de Vida

O Programa Qualidade de Vida, no qual estão inseridas as ações mencionadas, foi criado pela atual gestão do TJAC em abril de 2015.

O principal objetivo do programa é desenvolver atividades, ações e atendimentos que priorizem o bem-estar e a saúde dos magistrados e servidores. A iniciativa, inovadora no âmbito do Poder Judiciário Acreano, é fruto da filosofia implantada pela desembargadora Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, que tem como uma das prioridades o aspecto ético da alteridade, do olhar o outro em sua integralidade, da solidariedade e da justiça fraterna.

Centro Médico e Espaço Saúde, com atendimentos médico, odontológico, psicológico, além de enfermagem, fisioterapia, ginástica laboral são alguns dos serviços ofertados pelo Programa. Assim, oferecendo espaços e profissionais capacitados para cuidar da saúde e bem-estar dos magistrados e servidores, o TJAC visa proporcionar condições mais dignas de trabalho, bem como tratamento mais respeitoso e de integralidade da atenção. A melhoria do nível de qualidade de vida, de maior acolhimento e de práticas mais humanizadas são metas permanentemente buscadas pela gestão.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.