Inscrições estão abertas para a capacitação sobre Sustentabilidade na Administração Pública

Atividade será promovida no Ministério Público do Estado do Acre; Finalidade é estimular órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

As inscrições para a capacitação “Sustentabilidade na Administração Pública-A3P”, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), estão abertas. A atividade será promovida no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), nos dias 15 e 16 de outubro, e os interessados devem se inscrever aqui.

A atividade é parte de um conjunto de capacitações para 2018 para estimular órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade e está direcionada para dois focos: ‘O que é A3P’ e ‘Fortalecimento da Gestão Municipal sob o ponto de vista ambiental’.

Serão abordados os eixos temáticos da A3P: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gerenciamento de resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações públicas sustentáveis; e construções sustentáveis.

Além do Judiciário, a capacitação é destinada a do Executivo Municipal, Estadual e Federal (prefeitos, secretários, técnicos das áreas financeira, administrativa, RH, educação, saúde, meio ambiente etc.) e Legislativo (vereadores e assessores).

Serão 66 cursos distribuídos por municípios escolhidos em todo o país. Rio Branco (AC) é um dos municípios pólos a receber a atividade este ano. A média estimada é de 60 alunos por curso.

O que é A3P?

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais.

Era preciso pensar em como gastar menos energia para manter as instalações, como reduzir os gastos, como gerar o mínimo de rejeitos, como adquirir produtos que causassem menos danos ao meio ambiente, em suma, como implantar um programa de sustentabilidade na administração pública.

Para tanto foi preciso repensar os padrões de produção e consumo do setor público e, em contrapartida, buscar estratégias que fossem inovadoras. Essas estratégias, foi percebido, estariam associadas à adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. E é o que propõe a A3P.

A A3P reflete o interesse da sociedade, ao contribuir para a melhora da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente.

Programação

Primeiro dia:

8h Abertura

8h30 Apresentação da A3P

8h45 Uso racional dos recursos naturais

10h15 Café

12h Almoço

13h30 Construções sustentáveis

14h30 Gestão de resíduos

15h30 Café

16h Gestão de resíduos

17h30 Avaliação

Segundo dia:

8h Licitações sustentáveis

9h15 Sensibiliação e capacitação do servidor

10h 30 Qualidade de vida no ambiente de trabalho

12h Almoço

13h30 Fortalecimento da Gestão Municipal – gestão de projetos

14h Proposta da construção de projetos

15h Café

15h30 – Trabalho em grupo: elaboração de projetos para FGM

16h30 Apresentação dos trabalhos

17h30 Avaliação/ encerramento

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.