Coordenadora do Projeto Cidadão inicia tratativas para promover atividade em Santa Rosa do Purus

Crianças estão sem estudar por falta dos documentos necessários para a matrícula.

O Projeto Cidadão, principal programa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), há 24 anos continua assíduo nas ações de cidadania nos locais mais distantes do Estado. A previsão para este ano é encerrar o calendário de atividades de 2019, com a ida ao município de Santa Rosa do Purus.

Essa foi a pauta durante reunião, na terça-feira, 1º de outubro, entre a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista – que na ocasião estava no cargo de presidente, em exercício, do TJAC -, e o prefeito de Santa Rosa do Purus, Francisco de Assis. O gestor municipal, acompanhado de sua equipe, procurou o Poder Judiciário Acreano para solicitar a atividade no local.

Segundo ele, várias crianças estão sem estudar por falta dos documentos necessários e as que conseguem ser inseridas no sistema educacional, utilizam a carteira de vacina para identificação.

Santa Rosa do Purus é considerado município de difícil acesso e possui a maior parte de sua população é de indígenas das etnias Kulina, Kaxinawá e Jaminawa. O acesso à cidade é somente por barco ou avião.

A desembargadora-coordenadora explicou das dificuldades encontradas para a emissão da segunda via da carteira de identidade, que o estado, por falta de recursos, não consegue encontrar meios para disponibilizar esse serviço nas edições à população, mas que o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria do Projeto Cidadão, tem se empenhado para atender a essa demanda dos cidadãos carentes que procuram pelo serviço.

“Vamos fazer o possível para promovermos o Projeto Cidadão em Santa Rosa do Purus e ajudar a tantas pessoas carentes que precisam dos serviços básicos. Essa atividade, seja aqui em Rio Branco ou em qualquer município, é desenvolvida por meio de parcerias. É somente graças a união entre os poderes que podemos proporcionar essas edições”, comentou.

A previsão é que a atividade seja promovida na terceira semana de dezembro.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.