TJAC promove atividade de Conscientização nas Escolas no bairro Calafate pela pacificação social

Desembargadoras Eva Evangelista e Regina Ferrari conversaram com estudantes do ensino médio sobre depressão, relações familiares e a necessidade de paz dentro dos lares.

“É preciso prestar atenção”, cobrou à desembargadora Eva Evangelista aos estudantes do ensino médio, que lotavam uma sala de aula da Escola Estadual Henrique Lima, localizada no Bairro Calafate. A cobrança era para os alunos fazerem silêncio e também entenderem a importância da palestra sobre a violência doméstica e a promoção da paz no lar, que foi ministrada pela desembargadora Regina Ferrari na manhã desta segunda-feira (6). Foi ela quem idealizou o Projeto de Conscientização nas Escolas, que tem o apoio da Administração do Tribunal de Justiça do Acre.

Além da decana da Corte de Justiça Acreana e coordenadora estadual das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, Eva Evangelista, e da desembargadora Regina Ferrari, que idealizou e realiza projeto de ciclo de palestras de conscientização para os estudantes das escolas acreanas, ainda participaram da atividade a empresária Katiucya Moura e o pastor Roberto Casas, coachers da equipe amigos de sucesso, todos buscando alertar os estudantes da necessidade de colaborarem com a construção da paz no lar.

Regina Ferrari destacou que “todos temos direito à paz, direito à paz em casa. Só com a paz em casa, poderemos levar paz para às ruas”. A magistrada orientou como os adolescentes podem denunciar, se eles estiverem presenciando qualquer situação de violência em casa. “O Brasil é o quinto no ranking mundial em casos de feminicídio, por isso, temos que prevenir e colaborarmos com a construção da paz em nossas casas”, afirmou a desembargadora.

Durante a conversa com os alunos ainda foram abordados temas variados, como depressão e relações familiares. A coach e empresária Katiucya Moura realizou dinâmicas com os estudantes, ressaltando a necessidade de nos relacionarmos uns com os outros de forma carinhosa e o pastor e coach Roberto Casas compartilhou um pouco da sua história de vida, para alertar os jovens quanto a importância do aprendizado na construção de um mundo menos violento.

A intervenção foi um sucesso aprovado pela direção da escola, tanto que foi firmado o compromisso para os alunos visitarem a sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) “É muito importante estabelecermos esse canal de diálogo entre a escola e o Poder Judiciário”, falou o professor Atalibas, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Lima.

“Gostei muito da conversa, os palestrantes abriram minha mente para várias coisas. Mostraram a importância de nós mesmos colaborarmos para realizarmos nossos sonhos e fazermos da nossa casa um lugar melhor, com mais paz”, disse o estudante do segundo ano do ensino médio, Ícaro Santos de 17 anos.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.