Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas participa de atividades em homenagem às mulheres

A Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) de Rio Branco participou das atividades neste mês de março em homenagem às mulheres. A unidade disponibilizou uma série de atendimentos de beleza para todas as 167 detentas que cumprem pena na Unidade de Regime Fechado Feminino (URF-F), através dos alunos do curso de formação de cabeleireiros do Salão Escola da unidade.

“Todas elas ganharam a atenção e o carinho dos nossos alunos, além de corte e escova, diga-se de passagem. Foi uma forma de homenageá-las e também de chamá-las para uma reflexão a respeito da própria vida, da importância das nossas escolhas. Não é porque elas erraram que não merecem também nossa atenção, elas estão aqui pagando por seus erros”, comentou a juíza Maha Manasfi, titular da unidade judiciária.

A magistrada foi uma das homenageadas em uma cerimônia de agradecimento às instituições que participaram das atividades desenvolvidas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) para o público carcerário feminino, em comemoração ao mês das mulheres.

O evento aconteceu na Unidade de Regime Fechado Feminino (URF-F) do Presídio Francisco de Oliveira Conde. Também estiveram presentes a diretora da unidade, Marcela Moura; a presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Francis Lima; a representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (Sepmulheres), Amanda Shoenmaker; a representante do Senac, Janaína Bogusheski; a representante da Defensoria Pública Estadual (DPE), Maria Auxiliadora Queiroga; o corregedor do Iapen/AC, Enoque Pereira; além de representantes das detentas que cumprem pena na unidade.

Durante duas semanas, as reeducandas foram beneficiadas por diversas ações conjuntas realizadas pelas instituições. Na área jurídica, foram disponibilizados atendimentos, encaminhamentos e orientações. Na área de saúde, foram oferecidos serviços como consultas médicas e realização de exames.

A reeducanda M. L. da S. foi uma das beneficiadas pela ação. Ela agradeceu pelo cuidado e não deixou de elogiar o trabalho dos alunos do Salão Escola da Vepma. “Foi muito legal, o pessoal do salão veio para arrumar nosso cabelo, fazer escova e tudo mais – fazia tempo que eu não sabia o que era isso. Eu só posso dizer que foi maravilhoso. A equipe deles é muito boa, principalmente porque é formada por pessoas muito humanas também. Muito obrigada”, disse ela.

O evento também foi marcado pela música e pelo teatro, com uma banda de forró percorrendo os corredores da unidade, tocando para as detentas, e a apresentação do projeto da diretoria de humanização do governo do Acre “Rádio Humanizar”, cujos locutores cantaram algumas canções e animaram os presentes com sua alegria.

Formação

Os alunos da 5ª turma do Curso de Formação de Cabeleireiros do Salão Escola da Vepma, realizado em parceria com o Serviço Nacional do Aprendizado Comercial (Senac), participaram de um evento de encerramento do curso.

A etapa de formação compreendeu um período de seis meses de aprendizado e a ação realizada na Unidade de Regime Fechado Feminina (URF-F).

Na oportunidade, Maha Manasfi aproveitou para parabenizar pelo trabalho voluntário dos alunos nas ações sociais desenvolvidas pela unidade judiciária. “Eu tenho muito orgulho do desse trabalho e quero agradecer de coração por tudo que vocês têm contribuído, principalmente com nossas ações sociais. Agora vocês se preparam para encarar o desafio de abrir seu próprio negócio, trabalhar profissionalmente como cabeleireiros, mas sempre que vocês puderem, procurem se doar um pouco para quem precisa, lembrar de ajudar, como vocês também foram ajudados um dia”, destacou a magistrada.

A aluna Jamine Bismarck falou em nome dos demais colegas. Ela ressaltou que o aprendizado foi de grande importância para todos e se emocionou quando lembrou colegas que tiveram que enfrentar várias dificuldades para poder concluir o curso. “Tem pessoas aqui que precisam muito disso, até mais que eu. Esse curso me ajudou muito. Eu já sabia fazer algumas coisas, sempre gostei de cuidar da aparência, mas nunca soube direito como fazer. Eu lembro que eu chegava aqui e não sabia nem segurar uma escova direito, mas hoje eu consigo fazer uma escova, terminar ela direitinho. Então, eu fico muito feliz e não é nem por mim, é por todas as pessoas aqui que eu sei que precisam muito mais que eu, por saber que eles vão conseguir”, disse Jamine.

A cerimônia de formatura e entrega de certificados dos formandos da 5ª turma de cabeleireiros do Salão Escola da Vepma está prevista para acontecer na segunda semana do próximo mês de abril.

 

Leia mais:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.