TJAC institui Política de Gestão da Inovação

A gestão assume o compromisso de renovar a cultura organizacional, capacitando magistrados e servidores para desenvolverem competências de inovação

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) tornou público a Portaria n° 2.156/2021, que institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário. O objetivo é o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela instituição, com a modernização de métodos e técnicas aplicadas no trabalho.

De acordo com o desembargador Roberto Barros, presidente em exercício, a gestão da inovação tem caráter estratégico e deve propiciar a concepção e desenvolvimento de ideias inovadoras, de forma coletiva e em parceria, para então ofertar à sociedade respostas/recursos na forma de produto, processo, serviço, modelo de negócio ou tecnologia.

Portanto, para a implementação da política, será formado um comitê, composto: pelos desembargadores que ocupam a Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça, diretoria da Escola do Poder Judiciário e pelos juízes auxiliares destes. Mais dois juízes indicados pela Presidência e pelos diretores da Diretoria de Gestão Estratégica, Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Por fim, dois servidores, sendo um (a) que atue no 1º grau e outro (a) no 2º grau, ambos (as) indicados pela Presidência.

Deste modo, todos devem contribuir para a materialização de projetos inovadores que utilizem ferramentas de interação, criação, empatia e troca de conhecimento; disseminação da cultura da inovação, incentivando pesquisas, estudos e ações de capacitação na temática; assim como, na identificação de problemas ou necessidades passíveis de solução por meio das metodologias de inovação.

A proposta normativa se encerra com a instituição do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), ambiente em haverá a conexão com as unidades e demais comitês do tribunal, o cidadão e a sociedade civil.

O documento está disponível na edição n° 6.943 do Diário da Justiça Eletrônico (págs. 71-73), desta quarta-feira, dia 3.

 

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.