Na ocasião, o magistrado, que representou o desembargador-presidente Laudivon Nogueira, apresentou a estrutura organizacional jurisdicional aos participantes
“Poder Judiciário e o Sistema de Segurança Pública”, esse foi o tema que o juiz de Direito Leandro Gross, titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, ministrou no curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA), destinado a capacitar militares para assumir funções de comando na Polícia Militar do Acre (PMAC).
Com duração de oito meses, a especialização é dividida em quatro módulos, totalizando 1.105 horas-aula. A palestra com o magistrado, que faz parte dos módulos, ocorreu na sexta-feira, 4. Cerca de vinte policiais militares participam do curso.





Na ocasião, o juiz, que representou o desembargador-presidente Laudivon Nogueira, apresentou a estrutura organizacional jurisdicional explicando sobre as entrâncias, quantitativo de desembargadores e juízes, dados estatísticos de novos casos por ano, casos julgados, além de várias resoluções com medidas que envolvem a atuação dos militares.
O magistrado também destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos do Sistema de Justiça e as forças de segurança, ressaltando que o trabalho colaborativo é essencial para a efetividade das políticas públicas de segurança.
Segundo ele, compreender o funcionamento do Judiciário contribui para que os futuros oficiais adotem uma postura mais estratégica e alinhada às diretrizes legais durante suas atividades operacionais e administrativas.



Ao final da palestra, os participantes puderam interagir com o juiz, tirando dúvidas e comentando situações vivenciadas no cotidiano militar.
Anualmente, a PMAC investe na qualificação de seus militares. Apenas no ano passado, de acordo com o diretor de ensino, coronel Manoel Jorge, a instituição conseguiu oferecer capacitação para 50% da tropa.