Esjud promoverá Formação Inicial de servidoras e servidores do TJAC

Agenda proporcionará desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, com o fortalecimento da produtividade e o compromisso com a cidadania

Novas servidoras e servidores capazes de desempenhar suas funções de maneira eficiente e ética, garantindo uma prestação jurisdicional qualificada e inclusiva. Com esse objetivo, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) iniciará nesta semana o curso de Formação Inicial destinado aos (às) serventuários(as) da Justiça acreana. As atividades terão início às 11h desta terça-feira, 11, no plenário do edifício sede da instituição (situada na Alameda Desembargador Jorge Araken, s/n, Via Verde), com participação do desembargador Laudivon Nogueira. O presidente ministrará palestra de abertura e boas-vindas com o tema “O Tribunal de Justiça do Acre”.

Como será o curso

O curso de Formação Inicial de Servidoras e Servidores do TJAC tem modalidade semipresencial, com carga horária de 120 horas-aula, sendo 40 horas presenciais e 80 horas no formato EaD. Será realizado entre os dias 11 de março e 11 de maio de 2025. Com exceção da terça-feira (dia da abertura), as aulas presenciais acontecerão no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, no período de 12 a 18 de março deste ano, sempre na Esjud.

O curso está em consonância com os normativos que fixam indicadores para a concessão da GAR, por ser uma ação educacional promovida pelo órgão de ensino.

Além de proporcionar essa ambientação, a ação educacional também tem o intuito de propiciar nos cursistas uma visão integrada sobre a importância da melhoria da prestação de serviços à sociedade, com ampliação do acesso à Justiça e responsabilidade social. Não menos importante, o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais desde o início de sua trajetória no Tribunal.

 

Conteúdo

Todo o conteúdo programático – a exemplo de “Ética e Relações Interpessoais no Trabalho”, “Conhecendo o Poder Judiciário do Acre”; “Panorama dos principais sistemas utilizados no Tribunal e algumas dicas de segurança”; “Vida funcional do servidor” e Avaliação de Desempenho o Estágio Probatório -, pode ser conferido no Edital nº 6/2025.

As temáticas serão explicitadas por servidoras e servidores do Judiciário, devidamente habilitados para a função/missão.

 

Objetivos

Compreender os princípios éticos e as relações interpessoais no ambiente de trabalho;

Familiarizar-se com a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário do Acre;

Conhecer os sistemas e procedimentos específicos do TJAC;

Conhecer as atribuições e operações das áreas institucionais como Dipes e Esjud.

Aprimorar habilidades em redação oficial;

Dominar o uso das ferramentas do pacote Office (Word, Excel e PowerPoint);

Desenvolver competências de liderança pessoal;

Utilizar eficientemente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI);

Compreender a visão estratégico do Tribunal de Justiça do Acre.

 

Marcos Alexandre/Esjud | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.