Administração do TJAC recebe visita de cortesia do deputado Eduardo Ribeiro

A defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes quando feita em várias frentes amplia o alcance da Rede de Proteção

Nesta segunda-feira, 3, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, o vice-presidente, desembargador Luís Camolez, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam a visita de cortesia do deputado estadual Eduardo Ribeiro.

Na oportunidade, o parlamentar colocou seu mandato à disposição, apontando seu compromisso com as minorias e o desenvolvimento do Acre. Ele afirmou ainda que está à frente de uma das comissões permanentes do Poder Legislativo: a Comissão da Criança, do Adolescente, do Idoso e Combate à Pedofilia. “O trabalho é voltado para uma realidade preocupante, por isso compreendo a importância do fortalecimento do diálogo entre o Poder Público, para que juntos possamos encontrar soluções efetivas”, afirmou Ribeiro.

Nessa esteira, a desembargadora-presidente elencou as principais demandas relacionadas à Infância e Juventude, entre elas o acolhimento de crianças e adolescentes. “Esse aporte interinstitucional favorece nossa população e a Comissão pode capitanear iniciativas para reduzir a aflição que temos em todo o estado”, pontuou Ferrari.

Na oportunidade, o deputado assinalou sua preocupação sobre a taxa de evasão escolar no Acre ser acima da média nacional. Esse assunto foi apresentado na tribuna da Casa do Povo no último mês de março, o que resultou na criação de um grupo de trabalho.

Com efeito, o vice-presidente e o corregedor também exemplificaram situações denunciadas, dramas familiares, o desafio de cobrar adequações em escolas rurais, os altos índices de estupro, assim como a necessidade de implementar mais políticas públicas para socioeducandos. Camolez destacou ainda solicitações recorrentes nos pedidos apresentados à Justiça, como o fornecimento de remédios e tratamentos, vaga em escolas e creches.

“A Infância e Juventude tem prioridade absoluta, tanto que somos abnegados na proteção infantojuvenil. O TJAC desenvolve vários projetos sociais e estamos com um mutirão de audiências em andamento, justamente com essas pautas, para que seja dada celeridade na resposta às famílias”, concluiu o desembargador Samoel.

 

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.