Dois réus são condenados por promoverem uma organização criminosa

As organizações criminosas são as responsáveis pelo aumento da criminalidade no Acre

O Juízo da Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco condenou dois homens por promoverem e integrarem uma facção. O primeiro deve cumprir 9 anos, 2 meses e 25 dias de reclusão e o outro, 11 anos e 1 mês de reclusão, ambos em regime inicial fechado.

Os acusados foram flagrados em junho deste ano no município de Bujari. O réu condenado com a pena maior já era possuidor de maus antecedentes criminais, devido a uma condenação ocorrida em 2017, justamente por atuar na organização criminosa, estava em liberdade condicional.

Nesse processo, os réus confessaram os delitos, mas, além disso, há nos autos os registros das filiações e conversas de WhatsApp que comprovam o envolvimento e realização de atividades ilícitas, principalmente em relação ao tráfico de drogas, boicote a abordagens policiais e obtenção de lucros.

Na dosimetria da pena, o Juízo considerou a conexão com outras organizações criminosas, o uso de arma de fogo e participação de adolescentes nas atividades criminosas, como circunstâncias agravantes. A decisão foi publicada na edição n° 6.941 do Diário da Justiça Eletrônico (pág. 72), de quarta-feira, dia 27. (Processo n° 0003344-50.2021.8.01.0001)

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.