Conectando saberes: Escola do Poder Judiciário lança Revista Jurídica 

Proposta da publicação é difundir conhecimentos e motivar a produção intelectual de magistrado(a)s, servidore(a)s e comunidade jurídica.

Com vistas a incentivar a elaboração do saber científico, empírico e pragmático dos profissionais da Justiça, dos colaboradores e da comunidade jurídica, a Escola do Poder Judiciário (Esjud) lança nesta terça-feira (19) a sua primeira publicação científica. Destinada à conexão de saberes, a Revista Jurídica do Órgão de Ensino também visa fomentar na Magistratura do Acre o debate teórico-prático do Direito.

Proposta e importância

Diretora da Escola, a desembargadora Regina Ferrari assinalou que a proposta é de que o periódico seja “um instrumento de difusão de conhecimentos e motive a produção intelectual de magistrado(a)s, servidore(a)s do Poder Judiciário do Acre e operadores do Direito. Não menos importante, favorece a documentação e atende o necessário viés memorialístico das atividades acadêmica e científica do corpo funcional do Judiciário Estadual.

“A professora Ângela Soligo assinalou que “a ciência é da humanidade e para a humanidade. Com satisfação, anunciamos o lançamento da Revista Jurídica da Escola do Poder Judiciário. Que a publicação descortine novas janelas do conhecimento, estimule o saber e a produção científica, favoreça a reflexão sobre nossas ações e a compreensão da realidade. Boa leitura”, aspirou a magistrada.

Coordenadora pedagógica da Esjud, a juíza de Direito Zenice Mota demonstrou contentamento com a iniciativa. “É emocionante ver essa publicação pronta, nascida do sonho de nossa diretora, que foi possível através do esforço da equipe de nossa Escola. Nossos servidores Breno e Marcos deram vida a nossa revista. Espero que muitas edições sigam após esta de lançamento e, para tanto, já convidamos todas as pessoas interessadas”, disse.

A desembargadora Regina Ferrari agradeceu a todos quantos contribuíram para concretização da ideia, especialmente ao Prof. Dr. Orides Mezzaroba, coordenador científico do periódico, “pela prestimosa contribuição”, bem como aos membros do Conselho Editorial e à equipe do Órgão de Ensino.

Coordenador executivo da Revista, o juiz de Direito Giordane Dourado avaliou o momento do Órgão de Ensino. “A Esjud tem uma bonita tradição de formação de magistrados e servidores. Contribui sobremaneira para propiciar o acesso ao conhecimento e ao debate de temas relevantes, bem como colabora à maturação e resolução de problemas relativos à prestação jurisdicional. Com esse projeto, a Escola dá mais um passo na direção da socialização do saber. Assim, a publicação representa a justa oportunidade para que os alunos da Escola, como também atores jurídicos que militam na nossa sociedade possam divulgar seus estudos, suas reflexões acerca de temas sociais e jurídicos que nos são tão caros. A Esjud está de parabéns por essa frutífera iniciativa. Tenho certeza de a Revista somente somará, agregará mais resultados a essa nobre missão da nossa Escola”, considerou.

A revista e a linha editorial

A Revista Jurídica da Esjud é uma publicação científica, gratuita, de periodicidade semestral, editada pela própria Escola, órgão do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC). Será publicada preferencialmente no formato eletrônico. Não há pagamento ou remuneração aos autores dos trabalhos. A submissão do material implica a cessão dos direitos autorais à Escola para fins de publicação na revista.

A linha editorial é interdisciplinar, com temáticas o mais variadas possível e reflexões contemporâneas. A Revista Jurídica da Esjud nasce democrática, inclusiva, aberta ao diálogo, empática e humanista.

Formato

A revista estará disponível em formato digital (PDF), no site da Esjud, no endereço https://esjud.tjac.jus.br/periodicos. A publicação utiliza o sistema eletrônico de editoração de revistas, por meio da plataforma eletrônica Open Journal Systems (OJS), de maneira a ser editado e publicado 100% online. A medida contribui com a economia de recursos e a sustentabilidade ambiental. Trata-se de informação de qualidade que transcende quaisquer barreiras geográficas. 

 Contato e submissão

Os  artigos  científicos,  correspondências aos  editores,  sugestões,  dúvidas e outras  informações  devem  ser  enviados no portal de  periódicos da  Escola no endereço https://esjud.tjac.jus.br/periodicos.  Em caso de dúvida, fale  conosco pelo e-mailrevistaesjud@gmail.com. Os interessados devem ficar atentos próximos editais para submissão de materiais.

Marcos Alexandre/ Esjud | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.