TJAC adere à campanha “Junho Violeta”

A convite do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Poder Judiciário adere campanha de enfrentamento à violência contra o idoso 

No próximo dia 15 de junho celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa e a sensibilização sobre o tema gerou a campanha “Junho Violeta”. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) aceitou o convite do Conselho Estadual de Direitos Humanos para aderir a essa campanha.

A desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro reforçou a importância da instituição em olhar para as vulnerabilidades da sociedade. De igual modo, a desembargadora Regina Ferrari, coordenadora do Comitê da Diversidade, destacou que a democratização de informações sobre esse tipo de violência é uma forma de desconstruí-la e preveni-la, protegendo as pessoas nessa faixa etária.

Para tanto, é importante salientar que atualmente no Brasil há um aumento da população acima de 60 anos de idade e que a violência contra pessoa idosa deve ser denunciada, já que se trata de uma violação aos direitos humanos. A denúncia pode ser feita pelo Disque 100.

De acordo com os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, em 2020 foram recebidas 246 denúncias de violência doméstica contra pessoa idosa no Acre. Em 2021, já ocorreram outras 71, até o mês de maio. Além da violência física, também registrou-se a ocorrência de violência psicológica em 30% dos casos e violência financeira em 25%.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.