Presidente do TJAC participa de agenda institucional do ministro da Justiça no Acre

Ministro Sérgio Moro cumpriu agenda nesta segunda-feira, em Rio Branco, com homenagem e entrega de viaturas

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargador Francisco Djalma, participou das agendas institucionais do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que ocorreu nesta segunda-feira, 18, na capital Rio Branco.

O desembargador-presidente recepcionou o ministro no Aeroporto Internacional de Rio Branco acompanhado da juíza-auxiliar da Presidência, Andréa Brito, do governador Gladson Cameli; do vice-governador major Rocha; secretário de Segurança, Paulo César e de outras autoridades políticas acreanas da Câmara Federal e Senado.

Após a recepção, o comboio seguiu para o Memorial dos Autonomistas, onde ocorreu a solenidade de entrega da Ordem da Estrela do Acre no grau de grã-cruz, a maior honraria do Estado concedida a uma autoridade.

A cerimônia contou com a presença dos chefes dos poderes legislativo, judiciário, além de secretários, assessores, os três senadores (Sérgio Petecão, Márcio Bittar e Mailza Gomes), e das deputadas federais Mara Rocha e Vanda Milani.

O vice-presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, também participou das solenidades junto a desembargadora Denise Bonfim, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

Solenidades

Na ocasião, o ministro Sérgio Moro e o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, receberam a homenagem.  A comenda é destinada a personalidades que, por sua atuação destacada, dignas do respeito do povo acreano, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol da população.

Em seu pronunciamento, o ministro destacou sobre o compromisso da atual gestão em combater o crime, o desejo de a justiça ser realizada e a proposta de gestão voltada à melhoria da justiça e segurança pública. Ele também salientou sobre as atividades para a melhoria estrutural de segurança em todos os estados.

“Não é favor do Governo Federal, há verbas para essa melhoria. O que faz a diferença é a integração. Os diversos estados têm autonomia e liberdade de federação, mas precisamos trabalhar juntos porque os recursos são escassos e o principal plano tem sido o trabalho integrado”, salientou.

Moro falou da importância das reuniões que vêm sendo realizadas para melhorar a estrutura de segurança nas regiões de fronteira e também enfatizou que a visita ao Acre ocorre em momento de fortalecimento das ações integradas com a entrega de viaturas e o lançamento de projetos importantes para a área.

O secretário Nacional de Segurança Pública, pontuou outros avanços registrados a partir da parceria entre o governo do Estado e governo federal como, por exemplo, a compra de equipamentos de informática para delegacias da Polícia Civil e nos batalhões da Polícia Militar para ampliar a cobertura digital e a conexão com o restante do país.

O desembargador-presidente do TJAC comentou sobre a relação institucional harmoniosa entre o Poder Judiciário Acreano com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional, (Depen), referente à instalação do sistema de videoconferência destinado às pessoas recolhidas ao sistema prisional e aos processos de organização criminosa.

Após a solenidade no Memorial dos Autonomistas, ocorreu a entrega, em frente ao Palácio Rio Branco, das 127 novas viaturas para as forças de segurança.

O governador Gladson Cameli falou sobre tolerância zero para a corrupção, confiança na justiça, nas leis e nos servidores que se dedicam dia a dia.  “Temos erros, queremos acertar. Hoje estamos fazendo a maior entrega de equipamentos da história da segurança pública”, disse.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.