TJAC participa de capacitação para coleta de dados das audiências de custódia na próxima sexta-feira

Servidores e profissionais que lidam com registro de dados no Sistema de Audiência de Custódia podem participar da formação.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizará seminário, por meio de videoconferência, o Webinário “Audiência de Custódia: Por dentro do SISTAC”, na próxima sexta-feira, 20, na Escola do Poder Judiciário.

A capacitação é promovida pelo Programa Justiça Presente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMG) do TJAC, e tem o objetivo de orientar os servidores e profissionais envolvidos com registro de dados no Sistema de Audiência de Custódia (SISTAC).

Controle estatístico e ressocialização

As informações coletadas no SISTAC podem subsidiar as decisões judiciais e ainda direcionar a elaboração de estratégias de ressocialização e também de políticas públicas.

O Sistema possibilita a captação de dados no momento da audiência de custódia, como: cor/raça, faixa etária, escolaridade, identidade de gênero e informações sobre vínculos empregatícios.

Além disso, o conteúdo armazenado permite a realização do controle estatístico a nível nacional.

Para a supervisora do GMF, desembargadora Denise Bomfim, as informações são ferramentas essenciais no combate à crise no sistema penitenciário brasileiro e melhoria da ressocialização.“Essa coleta de dados é importante para aperfeiçoar o cadastro e dar dignidade a todos que infelizmente cometeram algum ato ilício, procurando a ressocialização total do indivíduo. E o incentivo do CNJ, trazendo duas pessoas para conhecer a realidade de cada Estado, é preponderante para o sucesso desta meta de ressocialização ampla”, comentou a magistrada.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.