Corregedora-geral da Justiça prestigia sessão solene em comemoração aos 30 anos do TCE

Evento teve homenagem aos deputados responsáveis pela aprovação da Emenda Constitucional nº 17, de setembro de 1987.

A corregedora geral da Justiça, desembargadora Waldirene Cordeiro prestigiou nesta sexta-feira (15) sessão solene em comemoração aos 30 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão tem a missão de orientar e fiscalizar a gestão pública e incentivar a sociedade ao exercício do controle social.

Na ocasião, ocorreram homenagens aos deputados responsáveis pela aprovação da Emenda Constitucional nº 17, de setembro de 1987, que criou o órgão fiscalizador. Os homenageados receberam a Comenda do Mérito Excelso. Foram homenageados ex-deputados estaduais, integrantes da 7ª Legislatura, e ex-presidentes do Poder Legislativo.

A desembargadora, que representou o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) cumprimentou os homenageados e disse ser um momento histórico a celebração dos 30 anos do TCE e que, o Poder Judiciário, tem observado um órgão de organização quando se refere a orientação e fiscalização. A magistrada também ressaltou sobre a crise financeira no país e a esperança de sobrevivência das instituições no Acre que deverão continuar intactas quando a crise encerrar.

Para o governador Tião Viana, a solenidade teve um significado especial, por homenagear seu falecido pai, o ex-deputado Wildy Viana das Neves, que presidiu a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e foi reconhecido por seus serviços perante a sociedade.

O TCE é composto por sete conselheiros, todos indicados pelo governador em exercício à época de cada nomeação.

O presidente do TCE, conselheiro Valmir Ribeiro, que está em seu quarto mandato, destacou a preocupação de aproximar cada vez mais o órgão fiscalizador dos gestores públicos e disse que a sessão solene reflete a sensação do dever cumprido.

“O nosso TCE está comemorando 30 anos de sua criação, como um órgão que auxilia a gestão pública. Hoje reunimos todas as instituições estaduais e municipais. Essa união é muito importante. Esse ato demonstra uma lição de consideração ao passado e de consideração com a história do Acre”, disse.

A solenidade foi ainda prestigiada por senadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e membros da magistratura.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.