Desembargadora Regina Ferrari é empossada presidente do TRE-AC

Na sessão solene o juiz membro Guilherme Michelazzo foi reconduzido ao cargo de corregedor regional eleitoral;

A desembargadora Regina Ferrari tomou posse no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) para o Biênio 2017-2019, em sessão solene ocorrida na quinta-feira (10), no plenário do órgão. Na ocasião, foi reconduzido ao cargo de corregedor regional eleitoral  o juiz membro Guilherme Michelazzo.

Na presença dos membros da Corte Eleitoral, autoridades, familiares e demais convidados, os empossados reafirmaram o compromisso de atuar, junto com os juízes do Tribunal, na busca incessante do aperfeiçoamento do sistema eleitoral sempre em prol da democracia e cidadania.

Em seu discurso de posse, a magistrada destacou o desejo de uma gestão compartilhada, lembrou dos 42 anos de criação e instalação do TRE-AC – comemorados no mesmo dia da cerimônia de posse – da credibilidade do órgão desde o seu primeiro presidente Carlos Cravo, além de frisar a necessidade do resgate dos valores nobres da sociedade como um todo.

“Entro nessa casa de pés descalços. Desejo muito que neste breve tempo podemos nos nutrir de coisas necessárias. Junto com este colegiado desejo que caminhemos para honrar a credibilidade deste Tribunal Eleitoral, alcançada pela sua própria história”, disse.

A desembargadora lembrou que o Tribunal Eleitoral do Acre desde há muito “sagrou-se como vigoroso e destemido Poder na garantia de eleições legítimas, livre de fraudes, na consolidação da proteção dos direitos da cidadania, e manutenção das instituições democráticas”.

Ao citar o filósofo francês Michel Foucault, a nova presidente do TRE-AC salientou o fato de que o poder funciona em rede, onde os indivíduos nunca são alvo inerte ou consentido do poder. Antes, pelo contrário, “são sempre centros de transmissão, de modo que o poder não se aplicar aos indivíduos, mas sim passa por eles”.

A saudação da Corte foi feita pelo juiz-membro Antônio Araújo que salientou não restar dúvida quanto à capacidade dos novos dirigentes. “Vossas excelências são pessoas talhadas para a magistratura. São firmes, direitos, equilibrados e justos. Nós, da Corte, lhes desejamos sucesso em suas relevantes missões”, finalizou.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Denise Bonfim, foi uma das autoridades que esteve no dispositivo de honra e que, no final da cerimônia, desejou votos de estima e êxito na nova função da empossada.

Outros desembargadores como Eva Evangelista, Waldirene Cordeiro, Laudivon Nogueira, Júnior Alberto e Adair Longuini acompanharam a cerimônia, que também foi prestigiada por outras autoridades do Poder Judiciário.

A solenidade teve na abertura a execução do Hino Nacional Brasileiro, finalizada com o Hino Acreano. A cerimônia foi iniciada pela desembargadora Cezarinete Angelim, vice-presidente do TRE-AC no Biênio 2017-2019.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.