Campanha para doação de sangue é promovida no TJAC

“Comitiva da Solidariedade! Vamos laçar essa ação e salvar vidas” é o slogan da atividade.

Visando ajudar na coleta de bolsas de sangue, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) promove a campanha “Comitiva da Solidariedade! Vamos laçar essa ação e salvar vidas”. A atividade tem a finalidade de ajudar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) a garantir o estoque de bolsas de sangue durante as festividades da Expoacre, que acontecem de 22 a 30 de julho. Com a festa, diminui o número de doadores-voluntários e, consequentemente, o estoque reduz.

A unidade móvel do Hemoacre ficará das 8h às 12h, de quinta-feira (20), no hall de entrada do TJAC para coletar as bolsas de quem se prontificar a ser um doador.

Os doadores de sangue que trabalham têm direito a um dia de folga. O inciso IV do artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

“É importante a iniciativa para mobilizar os servidores para a doação. A rotina da demanda hospitalar não para. Algumas vezes, um único paciente necessita de dez pessoas durante procedimento cirúrgico”, ressaltou a representante do Hemoacre, Eliane Passos.

A campanha é desenvolvida pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) e Gerência de Comunicação (Gecom) do TJAC com apoio do Hemoacre e a Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz.

Nesta terça-feira (18), as equipes visitaram as salas da sede-administrativa e a Cidade da Justiça para convidarem os servidores e magistrados a aderirem a campanha, além de mostrarem a importância da doação e a necessidade diária de bolsas de sangue que vários pacientes precisam.

Condições básicas para doar

Para efetuar a doação, o interessado deve estar em boas condições de saúde, apresentar documento com foto, pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade.

As equipes recomendam, ainda, que a pessoa não esteja em jejum, mas que evite ingerir alimentos gordurosos, tenha repousado no mínimo seis horas na noite anterior, não tenha ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes e não tenha fumado duas horas antes da doação.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.