Fortalecimento da Magistratura: Expedição da Justiça alcança a Comarca de Feijó

Objetivo é conhecer de perto a realidade das unidades, e melhorar as condições de trabalho dos profissionais do Judiciário Estadual.

Quem viaja ao interior do Acre não imagina as dificuldades de acesso que encontrará pelo caminho. Poeira, pedras, buracos a perder de vista, ausência de asfalto em boa parte da estrada; condições precárias da BR 364, que apenas no nome indica a ideia de interligação entre os municípios do Estado.

No entanto, esses obstáculos foram vencidos pela atual gestão do Tribunal de Justiça Acreano, que não mede esforços para levar os melhores serviços, mesmo às comarcas mais distantes ou isoladas.

Liderada pela desembargadora-presidente Denise Bonfim, a comitiva não numerosa se deslocou a Cruzeiro do Sul e, por terra, chegou à Comarca de Feijó. A desembargadora Waldirene Cordeiro, corregedora geral da Justiça, e servidores da Instituição, também integraram os trabalhos.

Foram exatamente 6h50min entre a Terra dos Nauas e a cidade de Tarauacá. E mais 1h40min de lá até Feijó, totalizando 8h30min de viagem. Se fossem adequadas as condições da BR 364, todo esse percurso seria feito em no máximo 3h30min.

O esforço explicita a busca por diminuir distâncias e aproximar ações que resultem em melhor distribuição da Justiça em todo o Estado.

A Expedição

Ao se reunir com os juízes de Direito Marlon Machado (Vara Cível), Alex Oivane (Vara Criminal), e os servidores da unidade judiciária, a presidente do TJAC explicou o propósito da Expedição da Justiça.

“Queremos estar mais próximos, ouvi-los e, dentro do possível, atender os anseios, demandas e necessidades”.

A desembargadora Denise Bonfim também assinalou que a ideia é proporcionar maior valorização profissional, fortalecimento da Magistratura Estadual e melhoria das condições de trabalho dos magistrados e servidores.

Ela inspecionou todos os setores do Fórum Quirino Lucas de Moura, cumprimentando e ouvindo atentamente os reclamos daqueles que trabalham diariamente no local.

Mesmo diante de um soturno quadro orçamentário e financeiro, a magistrada afirmou quais são as prioridades de sua gestão.

“Vamos buscar junto ao Executivo o aumento do salário dos profissionais da Justiça, e a realização de um concurso público”, frisou.

A desembargadora Waldirene Cordeiro ressaltou que “a Administração do Tribunal depende dos servidores”. Também elogiou o modo de atuar da Presidência, “sempre com transparência”; e lembrou a importância de se buscar o cumprimento das metas instituídas (pelo Conselho Nacional de Justiça e internas do TJAC) para elevar os níveis de excelência dos serviços prestados à sociedade.

Ambos os juízes consideraram que, apesar do pouco tempo, “a nova gestão tem demonstrado cuidado, atenção e perspectiva positiva para os meses subsequentes”.

Após o encontro, todos posaram para um registro fotográfico histórico, que demarcou a passagem da Presidência pela Comarca de Feijó.

Bombeiro-mirim

As autoridades também conheceram a experiência do projeto Bombeiro Mirim, que contempla estudantes de escolas públicas de vários municípios acreanos.

A ação recebe apoio direto do Poder Judiciário, por meio da arrecadação do Fundo de Penas Pecuniárias. Os recursos são destinados à confecção de camisas, atividades escolares e lúdicas, palestras, suporte, alimentação, etc.

Os alunos receberam as camisas personalizadas, que simbolizam a sua inclusão no projeto.

Graças a essa iniciativa, muitas crianças, adolescentes e jovens têm se afastado das drogas, violência e da criminalidade. E, não menos importante, conforme explicou o juiz de Direito Alex Oivane, o projeto tem ajudado a diminuir o problema de indisciplina dentro dos colégios.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.